Salvador

UPA VALE DOS BARRIS é inaugurada e atende com 6 médicos 24 horas

Unidade de saúde é a quarta do tipo inaugurada pela atual gestão
Agecom , Salvador | 24/10/2014 às 17:25
UPA Vale dos Barris, da Prefeitura de Salvador
Foto: Max Haack
A UPA Vale dos Barris, a quarta construída na atual gestão, foi inaugurada nesta sexta-feira (24) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, absorvendo grande parte da demanda de urgência e emergência do Centro da cidade. A unidade foi construída do zero, num terreno em frente às instalações do 5° Centro de Saúde, e contará com uma equipe de seis médicos, entre os demais profissionais de saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, exames laboratoriais, raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

A unidade, com modernas instalações, absorverá os serviços de emergência do 5º Centro de Saúde que, além do ambiente precário por conta da má conservação de anos, já não tinha capacidade instalada para absorver as demandas da população, realizando uma média de 350 atendimentos por dia. Agora, a nova UPA Vale dos Barris, que conta com 24 leitos, terá capacidade para atender 500 pessoas diariamente. Os leitos estão divididos entre femininos, masculinos e pediátricos. Quatro deles serão destinados à sala vermelha (para casos críticos) e três para isolamento. A unidade ofertará ainda atendimento de urgência e emergência na área de odontologia.

O prefeito ACM Neto destacou que a nova unidade, construída em alto padrão, é mais uma prova do compromisso da administração com a ampliação da oferta de saúde. “Essa vai ser uma das maiores UPAs da cidade e não deixa a desejar a nenhuma unidade de saúde privada, funcionando 24h por dia. O 5° Centro, que funcionava ao lado, vai ser uma unidade básica totalmente requalificada, reestruturada. Além dos investimentos na estrutura da rede, estamos ampliando a cobertura dos serviços de saúde. Esse ano vamos alcançar a cobertura de 40% da população assistida pelo serviço básico de saúde. Isso é mais do que o dobro de quando assumimos, que era 18%”, afirmou.

No início da gestão, apenas a UPA de Periperi estava disponível à população sob a administração da Prefeitura, funcionando de maneira deficiente. Ainda no ano passado, a equipe de profissionais da unidade foi consistida, passando a atender plenamente. Em cerca de dois anos, já foram entregues as UPAs de Valéria, San Martin, Hélio Machado (Itapuã). Até o final do ano, serão inauguradas as de Pirajá, Brotas, São Cristóvão e, no início de 2015, será a vez de Paripe. “Não poderíamos pensar em ampliar nossa rede sem antes colocar para funcionar a UPA que estava sob a responsabilidade da Prefeitura, e isso fizemos. O trabalho não vai parar”, acrescentou.