Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

ROSA DE LIMA embarca para viagem com as dicas de DANUZA LEÃO

Veja as dicas da experiente cronista Danuza Leão
16/06/2013 às 10:50
Acompanhar a lady Danuza Leão em suas viagens pelo mundo não é nada fácil para os mortais da classe média. A cronista, muito bem relacionada integrante da casta que aprecia à boa mesa e lugares chiques, tudo isso tem um preço que está acima das possibilidades financeiras do turista médio brasileiro, ainda que tenha grupos que podem acompanhar e desfruturar os roteiros descritos por Danuza em seus livros e crônicas, da série "Fazendo as Malas".

   Muita gente escreve sobre este tema no Brasil, de Paulo Coelho com sua memorável descrição sobre os caminhos de Santiago, que o levou à fama na Espanha e no Ocidente; a Nelson Mota com a deliciosa e interessante série sobre Nova Iorque. Cada qual com seu estilo. Danuza, personalidade que conhece meio mundo e não fala grego e sim um jornalismo entendível, dá sua contribuição nesse contexto.

   Em Danuza Leão, (De Malas Prontas, Companhia das Letras, SP, 192 páginas, editado originalmente em 2009) a pop-strar da crônica nacional dá dicas e faz descrições de locais onde se ir e se divertir em São Paulo, Buenos Aires, Berlim e Londres com uma rápida passagem por Paris. São as cidades senão as mais glamurosas do mundo, metrópoles bastante conhecidas e que têm uma intensa vida cultural e gastronômica durante 24 horas a cada dia, e os melhores hotéis do planeta.

   A cronista, no entanto, deixa brechas a esse mundo dos endinheirados e trafega, também, por lugares simples, points alternativos, sitios populares e de pessoas da classs média no La Boca (Buenos Aires), no Bar 25 ao lado dio Rio Spree (Berlim), na boate Love Store (SP) e nos pubs acessíveis a todos (Londres), sem deixar as finanças dos visitantes abaladas. 

   Aliás, uma das coisas que todo viajante deve fazer é não converter as contas no exterior na moeda nacional, para não tomar sustos para mais ou para menos.

   Cada uma dessas cidades têm seus estilos e modos de vida próprios ainda que, na contemporaneidade, alguns modismos são globais e, salvo a diversidades da lingua em que se fala em cada país, existem ambientes muito parecidos especialmente no atendimento da hotelaria e restaurantes, até porque alguns deles são grifes internacionais com modelitos bem parecidos uns aos outros.

   Mas, claro, existe exceções e é dificil encontrar um comparativo para o bairro elegante La Recoleta, de Buenos Aires, e o seu sofisticado Hotel Alvear, assim como encontrar em outro lugar do mundo alguém que execute tangos e as expressões fortes da solidão e da paixão como em alguns locais de Buenos Aires. Assim como não há comparativos no mundo para as comunidades descoladas como os locais que existem em Berlim, uma cidade com opções em diversões inusitadas, sem similares no planeta.

   O gostoso nas descrições de Danuza Leão além dos pontos em si, dos locais que recomenda ou visitou nessas cidades, é a linguagem coloquial que utiliza, fazendo com que o (a) leitor (a) se sinta como se estivesse também nesses encontros, vivenciando essas passagens momentâneas da vida. E nisso Danuza é uma mestra nas crônicas adicionando também aos seus escritos descrições culturais e de vivências de cada local.
Claro que não se aproxima de um Jorge Luis Borges com suas citações culturais de Buenos Aires e Paris; nem do poeta alemão Ranier Maria Rilke com suas vivências de Berlim. Danuza é simples, direta, coloquial.

   Revela, por exemplo, que no KaDeWe, loja de departamento mais famosa de Berlim tem a praça de alimentação mais sofisticada do mundo, isso incluindo e acima do Bon Marché, Fauchon e Hediard, de Paris; e o Harrods e Fortum & Mason, de Londres. Ou que Buenos Aires tem as livrarias mais esplêndias do planeta, a mais linda e luxuosa de todas El Ateneo, antigo teatro da Avenida Santa Fé, onde funciona há 200 anos também o Torroni, na Avenida de Mayo, o café mais charmoso da terra.

   "De Malas Prontas" é um livro para se ler antes das viagens e marcar alguns pontos que se queira visitar caso v se programe para conhecer uma dessas cidades. Pode também marcar e levar o livro consigo para conferir o que nos traz Danuza ao prazer.