Política

LEÃO TERIA VIRADO O MOURÃO DE RUI E SOFRE POSSÍVEL ISOLAMENTO (TF)

Nas últimas viagens de Rui ao interior, o vice não apareceu, mesmo em regiões onde o PP é forte
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/09/2021 às 10:37
Vice-governador João Leão
Foto: Seplan
    Nas duas últimas semanas o governador Rui Costa (PT) intensificou sua agenda de viagens ao interior para inaugurar algumas obras e anunciar outras, ao que dizem no meio político, uma estratégia organizada no sentido de impedir que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, presumível candidato a governador, em 2022, avance sem marcação com seu projeto "Pela Bahia", o qual percorre o estado e grava programas para as redes sociais criticando o ciclo dos governos petistas.

  Em abril último, Neto disse que havia suspendido as viagens por conta do agravamento da pandemia, mas retornava a agenda no interior com todo cuidado e respeitando as medidas sanitárias. "Vamos tratar dos problemas de cada região, ouvindo as pessoas, para que possamos construir um projeto de futuro para o estado”, afirmou Neto na época. E, de fato, esteve recentemente no Extremo Sul, na região de Bonfim e no Extremo Sul.

  O democrata tem destacado o que chama de "abandono do estado" em algumas regiões, criticado a educação deficiente e a falta de segurança e afirmou que, em suas viagens, percebe o desejo das pessoas de apoiar uma eventual candidatura dele ao governo estadual. “Existe tanto essa expectativa quanto o desejo no que se refere a possibilidade de consolidarmos uma pré-candidatura e depois uma candidatura vitoriosa”.

   Como a base alianda de Rui ainda não definiu uma pré-candidatura consensual, embora o senador Jaques Wagner já tenha sido lançado por segmentos do PT; e o vice-governador João Leão (PP) tenha manifestado que deseja ser o candidato do grupo de consenso, e até se apressou a dizer ao BN que será governador quer Rui se desencompatilize ou não, o que já comentamos e achamos um 'erro político' do pepista, o que causa uma certa surpresa, também ultimamente, é ausência de Leão noas visitas do governador ao interior.

   Também no meio político, comenta-se que Leão - desde que esboçou com insistência a sua pré-candidatura a governador na base do ou vai ou racha - Rui o teria isolado e ele se transformou no Mourão do governo estadual. Ou seja, tal como o general Mourão diante de Bolsonaro, é um 'companheiro fiel', mas precisa ser contido, diplomaticamente falando. 

   Rui esteve recentemente em dois municípios - Serrinha e Euclides da Cunha - onde o PP tem muitos aliados. Em Serrinha, por posto, inauguração de uma Policlínica com mais de duas dezenas de prefeitos e ex-prefeitos da região do Sisal, alguns deles pepistas, Leão ficou de fora. 

   É possível que estejamos apenas fazendo observações subjetivas, mas, em política, tudo é possível. Como Rui já disse que só abordará o assunto (sua sucessão) nos primeiros meses de 2021, e Wagner e Leão se apresentaram o colocaram os carros à frente dos bois, em Serrinha, Rui citou Wagner em seu discurso e disse que o senador não estava presente porque ocupado se encontrava em Brasília, e quanto a Leão. Bem... não ouvi nada a respeito. 

   Só lembrando a ambos, Rui ainda é o governador.