Política

PANDEMIA DA COVID ESTÁ ESTÁVEL NA BAHIA COM 6.849 CASOS ATIVOS

Número de infectados na Bahia segue alto mas o número de óbitos caiu bastante
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/10/2020 às 19:01
HCC Conquista
Foto: Sesab
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.762 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.605 curados (+0,5%). Dos 337.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 323.782 já são considerados curados e 6.849 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,73%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.850,05), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.382,05), Madre de Deus (6.329,11), Apuarema (5.920,87).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 685.808 casos descartados e 78.004 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça (20).

  5. Na Bahia, 27.997 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
  8. O Governo da Bahia renovou o contrato com o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) por até 180 dias, mantendo à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), 40 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 20 de UTI. A boa notícia para região Sudoeste foi divulgada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (20).

  9. “Estamos satisfeitos com os serviços prestados pelo HCC e por terem, mesmo entendendo as dificuldades financeiras, aceitado renovar o contrato dentro dos valores praticados pela Secretaria da Saúde do Estado. Esse ato representa um compromisso do HCC com o SUS”, comemorou Vilas-Boas.

  10. O titular da pasta estadual da Saúde ainda complementa: “a região Sudoeste permanecerá com 154 leitos ativos, sendo 71 de UTI, demonstrando o compromisso e o esforço do governador Rui Costa na regionalização e descentralização da assistência. Assim, conseguimos reduzir a necessidade de transferências de pacientes, sobretudo os mais graves, para localidades mais distantes”, afirma Vilas-Boas.

  11. O comércio nas praias está liberado desde ontem (19) para ambulantes que já possuem autorização da Prefeitura para utilizar a faixa de areia em atividades regulamentadas pelo município. Aqueles que têm autorização podem alugar guarda-sóis, alimentos e bebidas, dentro dos protocolos de segurança já estabelecidos. As mesas e cadeiras continuam proibidas. A liberação se estende aos 64 km de orla, de São Tomé de Paripe à Praia do Flamengo, incluindo ainda as ilhas de Maré, Frades e Paramana. 

  12. Vale lembrar que as praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência seguem fechadas todos os dias da semana. Na segunda-feira, está proibido o uso das praias de Itapuã, Amaralina, Ribeira, São Tomé de Paripe, que só estão abertas de terça a sexta, com exceção de feriados. As demais seguem abertas de segunda a sexta-feira e fechadas aos finais de semana e feriados. 

  13. “Estamos acompanhando as novas regras nas praias, que permitem as práticas esportivas coletivos, incluindo o famoso baba. Também estará autorizada a locação dos sombreiros, a utilização das cadeiras, cooler, assim como o comércio de ambulantes. A fiscalização segue intensa”, diz Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal (GCM). 

  14. A decisão de liberação do comércio na faixa de areia se deve à estabilização dos casos de Covid-19 na cidade. Entretanto, a Prefeitura segue alerta e atuando com prudência, avaliando o impacto das medidas nas taxas de ocupação de leitos na cidade, sobretudo das UTIs. 

  15. Em moção de aplauso apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) destacou o trabalho da União da Resistência Camponesa (URC) por sua ação em combate à monocultura do eucalipto no Extremo Sul da Bahia.

  16.  “A URC é um movimento social que busca o acesso à terra para trabalhadores rurais sem-terra e o combate ao latifúndio e à monocultura. Foi criada em 2007 e atualmente possui mais de 1.500 famílias cadastradas, com acampamentos estabelecidos na região do Extremo Sul da Bahia, especialmente em Santa Cruz de Cabrália e região, onde ocupam a Fazenda Santa Bárbara”.

   17. O parlamentar lembra que a URC, em sua luta pela terra, enfrenta o poderio de empresas ligadas ao agronegócio, especialmente a Veracel Celulose S.A. “A empresa utiliza mais de 200 mil hectares de terras na Bahia, superando em muito o permitido na legislação para uma empresa estrangeira. Além disto, pelo cultivo intensivo da monocultura do eucalipto, diversos danos ambientais são causados à fauna, à flora e ao equilíbrio hídrico na região”.

  18. Um caso de negligência com o socorro de um cachorro chocou moradores de Vitória da Conquista, sul da Bahia. Na última semana, um caminhão da empresa Ambev atropelou o animal e o funcionário que conduzia o veículo fugiu do local e deixou a vítima agonizando em via pública.

  19. O deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), repudia essa postura e cobra da distribuidora de bebidas alcoólicas um posicionamento a altura sobre o crime de omissão de socorro.

  20. “Um absurdo essa multinacional não se pronunciar sobre uma vida que foi ceifada por despreparo do seu profissional. Acidentes acontecem, mas é inadmissível que o responsável não chegue a frente para assumir o que lhe diz respeito, a vida do cachorro não voltará, mas o mínimo de esclarecimento vai retirar a sensação de injustiça. Quem apoia a causa animal, deveria boicotar a Ambev”, elevou o tom.

  21. No verão de 2016, pouco antes do Carnaval, a psicóloga Olivia Bustani, 61, se preparava para um fim de semana na praia quando um de seus três filhos lhe contou que era gay. Passados quatro anos, ela resolveu “transformar dores e conquistas vividas a partir dessa descoberta” em um trabalho de “acolhimento, escuta, troca e aprofundamento de experiências”. 

  22. Assim surge o Filhos fora da caixa, pais fora do armário, projeto inédito, que segundo ela, “vem do desejo de estender essa experiência a outras mães e pais, que estão em busca de apoio, possivelmente ainda impactados com a dor provocada por essa descoberta, pela falta de conhecimento, pelo preconceito e solitários em seu sofrimento”.

  23. O projeto consiste em um grupo para reflexões e partilha, um espaço de fala e de escuta que tem como objetivos propiciar conhecimento e desenvolvimento de um novo olhar com relação às questões que envolvem seus filhos, trocar experiências, aprofundar assuntos e avançar junto com outras mães e pais, transformando essa travessia em um processo mais leve. 

  24. “O título faz uma alusão à saída dos filhos da ‘caixinha da heteronormatividade’ e é um convite às mães e pais para acompanharem seus filhos, porque há uma tendência a entrarem no armário, em um primeiro momento, logo após a saída deles”, comenta.

  25. O primeiro de nove encontros acontece dia 29 de outubro e tem vagas abertas para mães e pais que desejem transformar dor, dúvidas e temores em acolhimento, compreensão e amor. Para mais informações, basta entrar em contato através do WhatsApp (71) 99979-5979, Instagram @oliviabustani ou e-mail oliviafbustani@yahoo.com.br.

  26. Além de sua experiência enquanto mãe de um homem gay, Olivia é psicóloga há cerca de 35 anos e acumula experiência de gestora na área de recursos humanos, prioritariamente no segmento da saúde, condução de treinamentos e desenvolvimento de equipes, mediação de conflitos, coordenação de grupos de crescimento e como docente, em universidade pública e privada. A profissional quer unir o conhecimento adquirido ao longo dos anos de trabalho à vivência dentro de sua família.

  27. Para isso, lançará mão de atividades durante os encontros com temas e exercícios previstos, contemplando também emergentes e demandas surgidas ao longo do trabalho. Os encontros serão virtuais em função do atual contexto, o que favorece a participação de pessoas de outras cidades. Está previsto também um encontro individual, além dos 9 em grupo.