Política

CASOS NOVOS COVID NA BAHIA SÃO 1.096; SÃO MIGUEL DOA SUCOS AO MARTAGÃO

Número de mortos por Covid na Bahia segue alto porque são de várias datas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/09/2020 às 19:30
Indústria São Miguel faz doações ao Martagão
Foto: Cristian Carvalho
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.093 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.094 curados (+0,4%). Dos 295.303 casos confirmados desde o início da pandemia, 281.445 já são considerados curados e 7.593 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,53%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.367,55), Almadina (6.131,04), Madre de Deus (5.793,39), Itabuna (5.767,67), Dário Meira (5.051,35).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 581.840 casos descartados e 69.596 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (20).

   5. Na Bahia, 25.147 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 44 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias.
                                                               *****
  5. Desde abril em uma corrente solidária de doações, a Indústria de Bebidas São Miguel (ISM), multinacional peruana que atua na Bahia há oito anos, fez uma nova doação de bebidas em benefício do Hospital Martagão Gesteira. 

  6. Com mais de 500 mil atendimentos anuais, a unidade receberá na próxima terça-feira, dia 22, 2.400 unidades do suco Yulo Fresh Limão, donativos que irão auxiliar na manutenção diária da alimentação de pacientes e equipe de saúde.

  7. Com essa iniciativa, a empresa soma 60 mil unidades de bebidas doadas durante a pandemia em prol de pessoas em situação vulnerabilidade social, idosos e crianças assistidos por abrigos, pelas Obras Sociais Irmã Dulce, pelo Hospital Martagão Gesteira e por instituições ligadas ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

  8. Atendendo a 80 mil crianças por ano, o Martagão Gesteira é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste e vem sofrendo fortemente os impactos do coronavírus. O orçamento da unidade para 2020 tem um déficit estimado em R$ 6 milhões. Este déficit só consegue ser superado por meio de ações de mobilização social, doações, captações de recurso. Dos pacientes do Hospital, cerca de 50% são oriundos de famílias cuja renda é igual ou inferior a um salário mínimo.

  9. Apesar disso, o Martagão segue aperfeiçoando seu atendimento e será pioneiro na Bahia no transplante de fígado de crianças de 0 a 14 anos, única alternativa para crianças com algumas doenças hepáticas. 

  10. A iniciativa é resultado de uma parceria recente com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Informações podem ser solicitadas e doações podem ser feitas através dos canais (71) 3032-3773 ou www.martagaogesteira.org.br/doe-agora.

  11. O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lamentou com tristeza morte precoce do pré-candidato a prefeito do município de Coaraci, Kadu Castro, neste domingo, 20.  Kadu estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, diagnosticado com Covid-19.

  12. O candidato Augusto Castro se disse consternado com o falecimento do político de Coaraci, um jovem líder, carismático e que tinha pela frente um futuro promissor. Sobrinho da ex-prefeita Josefina Castro, Kadu tinha boas perspectivas nas eleições deste ano. “Externo minhas condolências aos familiares de Kadu e ao querido povo de Coaraci. Dele ficará a eterna e terna lembrança”, expressou Augusto Castro.

   13. O ex-deputado estadual Augusto Castro recorda que esteve internado no mesmo hospital por cerca de 40 dias, depois de diagnosticado com a doença no dia 26 de março. A esposa dele também se contaminou e foi o terceiro caso confirmado em Itabuna. Augusto se recuperou da doença e saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No dia 5 de julho foi transferido para um quarto, tendo alta médica dias depois.

   14. Coordenador geral da Associação dos Policiais, Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), deputado estadual soldado Prisco, repudia o episódio que considerou "racista de uma suposta servidora do TJBA contra um soldado da Polícia Militar, lotado na 50ª Companhia Independente".

   15. “Inaceitável que ainda nos dias de hoje tenhamos que conviver com este tipo de ataque, mesmo após tantas leis que visam corrigir a prática. Deveria ficar presa por um tempo para aprender”, afirmou o parlamentar.

   16. A imagem foi flagrado por um morador e viralizou nas redes sociais. Nas cenas, a mulher é detida suspeita de bater na companheira. Ao ser dado voz de prisão, ela agride o militar com um tapa no rosto e o chama de “macaco”.

  17. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) lamentou a perda do amigo e líder político, Izaltiene Rodrigues, falecido na tarde deste sábado (19), aos 57 anos. Ele estava internado no Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista, com sérios problemas de saúde.

  18.  “Estou profundamente comovido e triste pela perda de um amigo e velho companheiro de luta política, que conheço desde ainda muito jovem, durante a greve do café, há 40 anos. Um líder político valoroso que deixa grande lacuna no município de Barra do Choça, onde concentrou a sua luta em defesa dos homens e mulheres do campo”.

  19. Waldenor lembrou também do tempo de convivência com Izaltiene na Universidade Estadual do Sudoeste, onde o amigo cursou Agronomia e depois se tornou um profissional respeitado, com decisiva participação na criação da COOPASUB, cooperativa que viabilizou a fabricação da fécula de mandioca, instalada em Vitória da Conquista com financiamento do Banco do Brasil. 

  20. “Nós nos aproximamos pela nossa afinidade política e ideológica, mas Izalto, como muitos carinhosamente o chamavam, era uma pessoa maravilhosa, muito querida entre os que tiveram a oportunidade de conviver com ele”.

   21. Foi realizada a Convenção do Diretório Municipal do PTB-Lauro de Freitas. Segundo a organização, mesmo com as limitações da pandemia em curso, foi um evento cívico/eleitoral, cumprindo todas as determinações do Tribunal Regional Eleitoral.

   22. Cardim disse estar  imensamente agradecido com a homologação da chapa majoritária do PTB (Mauro e Figueiredo-Vice) pelos filiados presentes e parabenizou à todos os candidatos/candidatas à Câmara Municipal, que deve ser renovada pela vontade popular e da qual teremos representantes.

   23. Com o objetivo de promover e incentivar a diversidade da rede de empreendimentos solidários, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) da Região Metropolitana de Salvador 1 lançou, nesta sexta-feira (18), o podcast “Nossa História em 1 Minuto”. 

   24. O primeiro episódio já está disponível no Instagram @cesol_salvador. Sempre às sextas-feiras, o Cesol promete trazer novos personagens e divulgar, aos sábados e domingos, os produtos dos empreendedores destacados no quadro.

   25. De acordo com a coordenadora do Cesol, Karla Uckonn, o novo projeto é um instrumento lúdico de fortalecimento das identidades dos produtores, empreendimentos e redes de economia solidária.

  26.  “É importante falar que este não é um projeto de marketing, mas uma iniciativa que busca apresentar o aspecto mais importante e transformador que ocorre, a estruturação de uma narrativa da sua própria história. Esse ato, por si só, tem um papel fundamental no fortalecimento da identidade de um indivíduo e de um grupo, levando a uma reflexão sobre seus sentimentos, suas vidas, seus trabalhos e seus propósitos enquanto sujeitos”, ressalta.

   27. A artesã Dina Santos, do empreendimento Tradição, é o destaque da estreia do podcast. Ela acredita que a economia solidária é a união de ideias e ações para o bem comum e destaca que fazer parte do Cesol ampliou seu processo criativo, com uma nova perspectiva sobre suas criações e sobre si própria, se reconhecendo como artesã.