Política

INDEPENDÊNCIA DA BAHIA TEM ATO SIMBÓLICO NO LARGO DA LAPINHA

Independência da Bahia foi um ato complementar a independência do Brasil
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/07/2020 às 10:17
Governador do Estado, presidente da Assembleia e prefeito da capital
Foto: DIV
  O governador do Estado, Rui Costa, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da Assembleia, Nelson Leal, o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jr, e o presidente do IGHB, Eduardo Moraes, participaram de uma homenagem ao Dois de Julho, a Independência da Bahia é comemorada com atos simbólicos neste ano.

  Houve hasteamento das bandeiras e da colocação de flores para os Heróis da Independência, no monumento do General Labatut, instalado no Largo da Lapinha. Em função do isolamento social, somente autoridades civis e militares tiveram acesso à cerimônia.

   Para o governador, mesmo em tempos de pandemia, uma data como o Dois de Julho não pode deixar de ser celebrada, ainda que de forma diferente. "A Independência do Brasil se concretizou aqui na Bahia, na luta do povo baiano. E hoje o povo baiano, o Brasil e o mundo vivem uma outra batalha. Uma batalha invisível, que a ciência ainda busca explicar seu modus operandi no corpo humano. Essa tem sido uma batalha longa demais no Brasil. Infelizmente, nosso país minimizou o adversário e toda vez que você minimiza um adversário, você tende a ser derrotado. Esse é um ensinamento que esse vírus traz: não é possível minimizar o valor da vida humana", afirmou Rui.

Uma programação virtual será disponibilizada pela Fundação Gregório de Mattos, no canal próprio no YouTube, nos próximos dias. Entre as atrações, exibição de filmes, rodas de conversa e até encontro de filarmônicas.
   
“Desde que começou a ser celebrado o 2 de Julho, é talvez a primeira vez que esta belíssima festa é comemorada sem o povo da Bahia nas ruas. Mas, a pandemia da Covid-19 vai passar e, no ano que vem, estaremos aqui, de novo, com o Caboclo e a Cabocla. E, em 2023, com certeza, a Bahia fará uma celebração memorável nos 200 anos da luta pela Independência do Brasil. Não custa lembrar que foi aqui, e somente na Bahia, que os brasileiros defenderam a nossa pátria contra os colonizadores portugueses. O povo baiano consolidou, com o Exército Libertador, de fato, a nossa independência”, diz o presidente da ALBA.
 
História

A Independência do Bahia foi um ato complementar a independência do Brasil por dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Tenta-se, nos dias atuais, dizer que a independência da Bahia consolidou a independência do Brasil o que não representa a realidade, uma vez que as tropas portuguesas de Madeira de Mello se limitaram a Divisão Auxiliadora e, no máximo, poderia manter a Bahia fora da independência do Brasil.