Política

POPULAÇÃO QUEIMA DELEGACIA NOS EUA ONDE POLICIAL BRANCO MATOU NEGRO

Com informações do The Boston Globe
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/05/2020 às 11:58
Delegacia foi destruida
Foto: JOHN MINCHILLO/ASSOCIATED PRE
Manifestantes atearam fogo na delegacia de Minnesota na noite passada, enquanto continuavam as violentas manifestações pela morte de George Floyd.Manifestantes aplaudiram incendiar uma delegacia de Minneapolis que o departamento abandonou quando três dias de protestos violentos se espalharam pelas proximidades de St. Paul e manifestações furiosas explodiram nos Estados Unidos pela morte de George Floyd, um negro algemado que pedia ar como policial branco ajoelhou-se em seu pescoço.

Um porta-voz da polícia confirmou na quinta-feira que os funcionários haviam evacuado a 3ª delegacia, o foco de muitos dos protestos, "no interesse da segurança de nosso pessoal" logo após as 22h. O vídeo da transmissão ao vivo mostrava os manifestantes entrando no prédio, onde os alarmes de incêndio soavam e os aspersores corriam enquanto as chamas eram disparadas.
Manifestantes podiam ser vistos incendiando uma jaqueta do Departamento de Polícia de Minneapolis.

No final da quinta-feira, o presidente Donald Trump criticou a "total falta de liderança" em Minneapolis. “Acabei de falar com o governador Tim Walz e lhe disse que o Exército está com ele o tempo todo. Qualquer dificuldade e assumiremos o controle, mas, quando os saques começarem, as filmagens começarão ”, afirmou ele no Twitter. Trump, que chamou os manifestantes em Minneapolis de "bandidos", chamou outro aviso do Twitter por sua retórica, dizendo que violava as regras da plataforma sobre "glorificar a violência".
Um prefeito visivelmente cansado e frustrado de Minneapolis, Jacob Frey, fez sua primeira aparição pública da noite na prefeitura perto das 2 da manhã de sexta-feira e assumiu a responsabilidade de evacuar a delegacia, dizendo que havia se tornado perigoso demais para os policiais de lá. Enquanto Frey continuava, um repórter falou em voz alta com uma pergunta: "Qual é o plano aqui?"

"No que diz respeito aos?" Frey respondeu. E acrescentou: “Há muita dor e raiva agora em nossa cidade. Entendo que ... O que vimos nas últimas horas e duas noites aqui em termos de saques é inaceitável. ”

Ele defendeu a falta de envolvimento da cidade com saqueadores - apenas algumas prisões nas duas primeiras noites de violência - e disse: "Estamos fazendo absolutamente tudo o que podemos para manter a paz". Ele disse que os membros da Guarda Nacional estavam estacionados em locais para ajudar a conter os saques, incluindo bancos, supermercados e farmácias.