Política

TRUMP DEVE SOFRER IMPEACHMENT NA CÂMARA MAS NÃO DEIXARÁ O PODER

Com informações do Globo.com
Da Redação , Salvador | 13/12/2019 às 16:25
Donald Trump
Foto:
 O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (13) os "artigos do impeachment" — ou seja, as denúncias formais que serão apresentadas ao plenário na votação para definir se o presidente Donald Trump sofrerá ou não julgamento no Senado.

Os "artigos do impeachment" são as duas seguintes acusações contra Trump:

Abuso de poder ao pedir investigação contra os Biden, no que os deputados consideraram "interferência de um governo estrangeiro" em favor da reeleição de Trump em 2020;

Obstrução de justiça por ignorar intimações e se recusar em entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
(

“Como alguém sofre um impeachment não tendo feito NADA ERRADO (um telefonema perfeito), tendo criado a melhor economia na história do nosso país, reconstruído nosso exército, arrumado as questões de veteranos, diminuído impostos e regulamentações, protegido a segunda classe, criado empregos, empregos, empregos e taaaanto mais? Loucura.”, disse Trump durante reunião na Casa Branca.

A expectativa da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, é de votar em plenário o impeachment de Trump na próxima semana. Porém, mesmo se os deputados de maioria democrata aprovarem, o republicano não deixa o cargo — ele só sai da Presidência se o Senado cassá-lo em julgamento posterior. Ou seja: Trump pode sofrer impeachment na Câmara e permanecer no cargo.

Esse é, inclusive, o cenário mais provável, já que os deputados democratas são maioria na Câmara, mas o Senado é dominado pelos republicanos.

Na noite de quinta, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, afirmou que o presidente não será cassado. "Todos sabemos como isso irá terminar. Não há chance de o presidente ser retirado do cargo", disse.
As investigações de impeachment começaram na Câmara depois que veio à tona um telefonema de Trump em que ele pede ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, um inquérito contra o ex-vice-presidente e atual pré-candidato à Casa Branca Joe Biden e o filho dele, Hunter.

Se ocorrer o impeachment na Câmara, Trump será o terceiro presidente americano passar por isso, depois de Bill Clinton e Richard Nixon.

Debate de emendas
A sessão foi interrompida na quinta-feira (12) antes da votação final. O deputado Jerrold Nadler, do Partido Democrata de Nova York e presidente do comitê, disse que queria que os membros “buscassem em suas consciências” uma decisão.