Política

DEPUTADO JACÓ destaca figura de Zé Bigode na cultura popular de Irecê

Zé Bigode dá nome ao circuito festivo do São João de Irecê
Da Redação , Salvador | 22/10/2019 às 09:15
José Elias dos Santos, o Zé Bigode, morre aos 72 anos de idade
Foto: DIV

"O território de Irecê está de luto". Assim o deputado estadual Jacó (PT) descreveu na tarde desta segunda-feira (21), em discurso proferido na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia, o sentimento de tristeza pela perda precoce, aos 72 anos, do sanfoneiro José Elias dos Santos, mais conhecido como Zé Bigode. Jacó pediu um minuto de silêncio em memória do músico e em solidariedade à família, aos amigos e prefeito Elmo Vaz.

Nascido em Pernambuco, o sanfoneiro fazia parte da cultura de Irecê e morreu no sábado, vítima de um infarto, deixando uma legião de admiradores que puderam conviver com o seu talento e simplicidade. "O popular Zé Bigode era uma figura do bem extraordinária", disse Jacó, que também lembrou a alegria de ter sido ele imortalizado, em 2017, com o nome de um dos circuitos do São João do município (o antigo Mercadão). Seu enterro, no domingo, foi seguido por uma multidão e cercado de homenagens.

Zé Bigode radicou-se em Irecê no final dos anos 1970. Autodidata, comprou uma sanfona, mas carreira mesmo só nos anos 1990, "já velho de idade", dizia. Conciliando a arte com o trabalho na roça, começou a cantar inspirado no mestre Luiz Gonzaga. Ao receber a homenagem da Prefeitura de Irecê em 2017, comentou: "Pra mim foi uma consideração ser homenageado com esse circuito, pra mim é a cidade-mãe, Irecê, fui criado aqui