Política

JORNALISTA NESTOR recebe comenda do Bahia que considera seu Nobel

Solenidade aconteceu neste sábado na área Vip da Arena Fonte Nova
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/08/2019 às 19:42
Diretoria do Bahia com o jornalista Nestor Mendes Jr
Foto: Felipe Oliveira
  Em discurso repleto de citaçções de celebridades que já receberam prêmios nobéis, o jornalista Nestor Mendes Jr ao agradecer ao Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, neste sábado (17), dia da Democracia Tricolor, a comenda Waldemar Costa comentou a luta de vários anos para derrotar o mandonismo no clube e disse que considerava a  comenda "o meu prêmio Nobel".

   Marcelo Ramos, sexto maior artilheiro da história do clube, e o ex-zagueiro Henricão, campeão brasileiro de 59, foram homenageados com o Diploma do Mérito Esportivo. O ex-presidente do Conselho Deliberativo, Henrique Garcia de La Torre, também recebeu a Comenda Waldemar Costa.

  E este sábado, dia 17 de agosto, também teve outro motivo de comemoração. Completou seis anos da mudança do novo Estatuto do Esporte Clube Bahia, que permitiu a democratização, com eleições diretas para Presidente e formação de um Conselho Deliberativo proporcional ao número de votos de cada chapa.

  Foi uma solenidade emocionante com a presença de tricolores históricos, do senador Angelo Coronel, do ex-prefeito Manoel Castro, de parentes e amigos dos agraciados e de jornalistas e cronistas desportivos. O presidente Guilherme Belittani destacou a importância da data, o 17 de agosto histórico na vida do tricolor, e disse que o clube, hoje, trilha uma nova era com uma equipe de profissionais do futebol que são atletas que honram o Bahia dentro e fora de campo.

  MEDALHA DE CAMPEÃO

  Para o jornalista Nestor Mendes Jr autor de dois dos mais importantes livros da história do Bahia, receber a comenda Waldemar Costa é "a minha medalha de campeão do Bahia, aquela que não ganhei jogando bola". Reconheceu o escritor que seu sonho era ter jogado pelo Bahia mas além de um problema na visão, era considerado o que popularmente se chama de "perna de pau".

  Em discurso bem fundamentado, uma peça para os anais do clube, Nestor nominou mais de uma centena de tricolores que contribuiram para a democracia tricolor, entre eles, o advogado Carlos Prates e o ex-presidente Fernando Scmidt, lembrou os 7 torcedores que morreram quando uma parte da arquibancada da Fonte Nova desabou e solicitou que seja feita uma homenagem a esse grupo, e destacou a força da torcida, a alma tricolor.

  Disse, também, que só recentemente teria caído a ficha dando conta de que "também contribui para a democracia tricolor", conclamou ao Conselho citando que o "Bahia tem que combater o racismo" e destacou o Bahia gigante e fraterno com a força dos seus torcedores.