Política

JAIR BOLSONARO consegue fechar acordo para não recriar ministérios

Mercado Iaô promove nesta quinta-feira (23), às 9 horas, na sede do projeto cultural, no final de linha do bairro da Ribeira, em Salvador, a aula inaugural do curso Iaô Aprendiz em Cena
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/05/2019 às 19:17
Alcolumbre, Bolsonaro, Maia e Ony
Foto: Ag Brasil
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. (GLOBO.COM) O governo do presidente Jair Bolsonaro praticamente acertou com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a votação nesta quarta-feira (22) da medida provisória 870, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, mas sem a criação das pastas das Cidades e da Integração Nacional.

2. Mais três pontos devem ir a plenário nesta quarta: a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça, a transferência da demarcação de terras indígenas do Ministério da Agricultura para Funai e a limitação dos poderes de auditores fiscais em investigar casos de corrupção.

3. Em reunião nesta terça-feira (21), na casa de Rodrigo Maia, da qual participaram Davi Alcolumbre, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o presidente da Câmara disse que os partidos da Câmara não têm interesse em aprovar a recriação dos ministérios das Cidades e Integração Nacional.

4.Durante a reunião, Maia destacou que a ideia da volta das duas pastas foi do próprio governo, para tentar pacificar a relação com sua base de apoio no Legislativo. Mas logo depois seguidores do presidente Jair Bolsonaro passaram a criticar a medida, dizendo que era uma iniciativa de partidos do "Centrão" numa volta do toma lá dá cá.
                                                                        *******
5. O presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Júnior (SD), concede a Medalha Tomé de Souza ao jornalista e radialista José Oswaldo, nesta quarta-feira (22), às 19h, em sessão solene no Plenário Cosme de Farias. A homenagem foi aprovada por unanimidade, em reconhecimento pelos serviços prestados a Salvador.

6. José Oswaldo tem 83 anos e é proprietário do site de esporte olímpico Zé Oswaldo. Ao longo da carreira, o jornalista e radialista foi repórter no Diário de Notícias e trabalhou no departamento de publicidade da Tribuna da Bahia.

7.  Como radialista, atuou nas principais rádios como Bandeirantes, Cultura, Bahia e Sociedade. Na carreira pública foi aprovado no concurso público do Departamento de habitação e Urbanização do Estado da Bahia (Urbis), onde atuou por 34 anos.

8. A vereadora Lorena Brandão (PSC) teve, na manhã desta terça-feira (21), mais um projeto de lei sancionado. Desta vez, o prefeito interino Bruno Reis tornou lei a proposição que assegura a assistência religiosa e espiritual por meio da Capelania nos estabelecimentos como hospitais públicos e privados, asilo e creches na capital baiana.

9. De acordo com a lei, registrada sob nº 9.450/2019, o serviço de Capelania será voltado para a ministração de palavras de conforto espiritual, bem como a realização de rituais pertinentes à crença do mesmo, desde que compatíveis com o local.

10. “Às vezes o que essas pessoas que estão em hospitais e asilos precisam apenas de uma palavra de conforto, de um momento onde o alimento venha para o espírito. A Capelania tem justamente essa missão, tem o intuito de colaborar com a recuperação da pessoa servindo de alento para o ‘eu interior’. Agora, com ordem e regulados, os capelães poderão acessar esses estabelecimentos”, disse Lorena, que é diretora da União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) em Salvador.11

11.Na próxima quinta-feira (23/05), às 9 da manhã, o Mercado Iaô, consolidado pelos projetos de empreendedorismo culturais e a Associação Fábrica Cultural - ONG dirigida por Margareth Menezes, na Ribeira, com mais de uma década de atuação na área social, realiza aula inaugural do projeto Aprendiz em Cena.  

12. Inovador, o projeto ao mesmo tempo que emprega jovens entre 16 e 22 anos, promove sua formação com aulas teóricas e práticas, mostras de cenas e espetáculo teatral ao final do curso.

13. Coordenado pelos atores Gordo Neto e Jackson Costa, o Aprendiz em Cena também conta com uma equipe de professores experientes: Celso Júnior (História do Teatro), Patrícia Leitão (Expressão Corporal), Manuela Rodrigues e Mariana Freire (Expressão Vocal), Fernanda Paquelet e João Lima (Improvisação).

14. O Mercado Iaô promove nesta quinta-feira (23), às 9 horas, na sede do projeto cultural, no final de linha do bairro da Ribeira, em Salvador, a aula inaugural do curso Iaô Aprendiz em Cena.  A iniciativa vai qualificar profissionalmente 120 jovens, de 16 a 22 anos, na área teatral.

15. O curso integra o Programa Trilha, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A formação será organizada em dois módulos, divididos em 400 horas, cada um deles com uma apresentação final aberta ao público.

16. Tendo como base o ensino para a formação de ator, o Iaô Aprendiz em Cena contará com disciplinas específicas, como História do Teatro, Expressão Corporal, Expressão Vocal e Improvisação, e componentes curriculares voltados para a formação cidadã, entre eles Noções de Direitos Trabalhista e Prevenção de Acidente de Trabalho, Direitos Humanos, Estudo de Gênero, Raça e Cidadania e Ética. As aulas serão ministradas por profissionais reconhecidos, como Jackson Costa, Gordo Neto, Celso Júnior, Patrícia Leitão, Manuela Rodrigues, Mariana Freire, Fernanda Paquelet e João Lima.

17. A equipe do Ministério da Cidadania (MDS) está presente em Salvador, até esta quarta-feira (22), para conhecer as ações de inclusão e geração de renda promovidos pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (21), foi promovido um encontro no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), no Comércio, para apresentar as ações de Inclusão Produtiva e Geração de Renda realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital baiana.

 18. Vinculados à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), os centros executam ações, programas, projetos e ofertam serviços socioassistenciais, através da implementação da Política de Proteção Social Básica. 

 19. Durante o encontro, foram explanados os resumos das atividades e projetos realizados pelos Cras Ilha de Maré, Engomadeira e Bairro da Paz, além dos resultados e mecanismos de capitação de participantes e usuários dos serviços nas comunidades soteropolitanas.

 20. Gestores da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer também participaram do encontro, expondo as ações realizadas para inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho. Na ocasião, foi possível identificar possibilidades de trabalho conjunto com a Sempre para viabilizar acesso de usuários dos Cras às vagas de emprego. 

  21. Nesta quarta-feira (22), os agentes do MDS estarão em alguns equipamentos da Assistência Social e do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm).
20.  

22. Com a finalidade de reunir o público feminino para discutir sobre temas atuais concernentes ao gênero, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), dentro do Programa Mulher 360, promove a primeira edição do projeto “Papo de Mulher”. O encontro será no próximo dia 29, às 19h, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping.

 23. A edição piloto irá abordar sobre o avanço das mulheres nos espaços de trabalho, antes ocupados majoritariamente por homens, além dos desafios impostos e a luta pelo reconhecimento e igualdade de direitos. Será emitido certificado de 4 horas para as participantes.

   24. O evento contará com as presenças da secretária da SPMJ, Rogéria Santos; da major Denice Santiago, idealizadora da Ronda Maria da Penha; da sargento Adriana Salvador, única mulher da Bahia a dirigir caminhão autoescada do Corpo de Bombeiros; da mecânica industrial Juliete Santana; e de Maria do Amparo, primeira mulher na área de Construção Civil na Bahia.