Política

DEPUTADO HILTON DO PSOL DIZ que Rui Costa está provocando o movimento

Hilton destaca que o líder do governo fala uma coisa e Rui Costa outra
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/05/2019 às 17:39
Hilton Coelho, deputado estadual do PSOL, falando ao Bahia Já
Foto: BJÁ
  A greve dos professores das Universidades Estaduais está em ponto de impasse: o governo do Estado não negocia e nem dá sinais nessa direção. A greve segue desde o dia 9 de abril, com o semestre sendo ameaçado de perda.

   Segundo o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) o líder do governo na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT), fala uma coisa e se apresenta com uma proposta de diálogo na Comissão de Educação da Casa Legislativa e o governador do Estado, Rui Costa (PT) fala outra, "admitindo até a possibilidade de cobrar uma mensalidade dos alunos". 

   Ainda de acordo com o deputado, o governo do Estado, através da SEC, "não próprôs nada de concreto e os professores estão indiganados, daí que a greve segue".
  
   Já o lider do governo, Rosemberg Pinto, usando o tempo do grande expediente na Casa Legislativa disse que as universidades são importantes para o desenvolvimento da Bahia, que o governo Rui é o que mais investe nas universidades entre os estados do Nordeste, e que o momento, "não é de jogar gasolina no movimento e sim de água fria, criar uma mesa de negociações permanente e zerar está questão". 

   Sobre a entrevista do governador numa rádio disse que conhece Rui há 40 anos, sua idole, e que este não é de prejudicar ninguém.
 
   O deputado Hilton Coelho diz que o governador ao invés de dialogar, como seria de se esperar, "está provocando o movimento e essa idéia de cobrar mensalidades dos alunos numa universidade pública não tem sentido e sepulta o discurso que o PT prega há anos". 

    Destacou ainda que pode até haver boa vontade do lider do governo, Rosemberg Pinto, de discutir a matéria na Comissão de Educação, mas, esta não é um órgão governamental e se do debate na ALBA.