Política

TEMER fica em silêncio na PF e TRF2 só analisa seu caso na quarta, 27

O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/03/2019 às 19:30
Até lá, 27 de março, Temer segue preso
Foto: Destche Welle
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ex-presidente Michel Temer (MDB) se reservou ao direito de ficar em silêncio em depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira, 22. O emedebista está preso desde o dia anterior, na sede da PF do Rio, no âmbito da Operação Descontaminação, braço da Lava Jato no Estado. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Antonio Ivan Athié, determinou a inclusão do pedido liminar de liberdade do ex-presidente na pauta da quarta-feira, 27.

  2. Já o ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) não escolheu o silêncio como estratégia de defesa. Ele respondeu às perguntas da PF e, segundo seu advogado, Antonio Sérgio de Moraes Pitombo, "evidenciou ponto a ponto como as conjecturas são absurdas".

   3. A investigação que levou Temer à prisão preventiva mira supostas propinas de R$ 1 milhão da Engevix. Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco (MDB), e seu amigo João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima. Tiveram a prisão decretada ainda outros 8 sob suspeita de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente.

   4. Esta não é a primeira vez que o emedebista silencia diante das autoridades em investigações. Ele se recusou a responder várias indagações da Polícia Federal em duas investigações alegando ora, "hostilidade" da autoridade policial, ora "descabimento" das questões abordadas. O ex-presidente foi inquirido a prestar esclarecimentos no inquérito dos Portos, que resultou em denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e em investigação da Odebrecht em que a PF atribuiu a ele indícios de corrupção.

   5. Em nota, o advogado Antonio Sergio Moraes Pitombo, que defende o e-ministro, afirmou que "Wellington Moreira Franco prestou depoimento e refutou, ponto a ponto, as conjecturas e presunções usadas pelos Procuradores. Se houver interesse pela verdade, o caso tomará outro rumo."
                                                                           *****
  7. Uma colombiana de 32 anos, da cidade de Cáli, morreu após fazer sexo por cinco horas ininterruptamente. Segundo o jornal La República, a mulher, que não teve o nome revelado, chegou a dizer ao companheiro que estava se sentindo um pouco tonta e enjoada, mas não quis parar o "vuco vuco".

   8. A mulher teve convulsões e morreu. O companheiro da mulher, conhecida na região pela sugestiva alcunha de "A Fera", ligou para a emêrgência. Como a ambulância estava demorando demais, ele a enrolou em lençóis, tomou um táxi e foi para o hospital, mas ela já chegou morta.

   9. A polícia acredita que o casal usou e abusou de drogas para extender ao máximo o prazer do sexo, mas não afirmou se a morte foi provocada pelos aditivos químicos.

   10. Hamilton Mourão esteve em uma reunião com empresários no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22). Durante uma conversa, ele criticou Olavo de Carvalho, ideólogo de direita com quem tem trocado farpas nas redes sociais e diante dos microfones. As informações são do jornal O Globo.

   11. Ao ser questionado “em quanto tempo o Brasil será o país da ordem e do progresso”, Mourão não hesitou e cutucou o desafeto. “Tem um cidadão que mora lá nos Estados Unidos, o Olavo de Carvalho, todo dia ele me xinga. O Olavo de Carvalho acho que é astrólogo, viu, tenho que passar para ele essa bola de cristal”, brincou Mourão.

    12. Na reunião, Mourão ainda disse que Bolsonaro não pensa nas próximas eleições, mas nas próximas gerações. O vice também afirmou que o atual presidente da República não é uma ameaça à democracia.

   13. “Bolsonaro nunca será uma ameaça para a democracia. Ele tem um compromisso firme com a Constituição. O governo fará o que for necessário para que o país entre em um novo período de sua história, um período marcado por eficiência gerencial, responsabilidade e zero corrupção”, disse Mourão.

   14. Nunca vou deixar de defender a Reforma da Previdência, diz Rodrigo Maia.

   15. A atriz Claudia Rodrigues internada no Rio já não reconhece as pessoas.

   16. Messi voltou a seleção argentina e o time levou 3x0 da Venezuela.

   17. Preocupado com os episódios violentos ocorridos recentemente no Brasil, o vereador Orlando Palhinha (DEM) apresentou dois projetos pedindo ao governo estadual e à Prefeitura de Salvador a instalação de detectores de metais nas escolas estaduais e municipais.

   18. Segundo Palhinha, a importância destes equipamentos é clara e urgente, para impedir que pessoas entrem armadas nas unidades de ensino, pondo em risco a vida de alunos, professores e funcionários. A medida visa também reforçar a proteção da comunidade escolar e do patrimônio, que já conta com a Ronda Escolar da Polícia Militar.

   19. “O massacre ocorrido na cidade de Suzano tem que servir de alerta para que todos os cuidados sejam tomados, a fim de proteger a vida humana em nossas escolas”, destacou o vereador, que protocolou, na semana passada, o Projeto de Indicação nº 88/2019 e o Projeto de Lei nº 74/2019.

   20. O Partiu Estágio, iniciativa da administração estadual que garante acesso a oportunidades de aprendizado a universitários baianos, publicou, nesta sexta-feira (22), a segunda convocação em 2019. Para as 905 vagas anunciadas – voltadas a estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Educação Física – o Estado convocou 626 inscritos. 

   21. Os novos estagiários irão atuar no projeto de reforço escolar para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria. O grupo será direcionado para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador.

   22. A convocação dos universitários segue a mesma regra das demais convocações realizadas pelo Partiu Estágio. Os estudantes selecionados estão sendo informados por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa. A relação dos selecionados está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). 

   23. O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS Litoral Sul será contemplado nesta segunda-feira, 25, em Salvador com 1 caminhão basculante, 1 pá carregadeira, 1 escavadeira hidráulica, 1 rolo compactador e 1 caminhão pipa. O ato de entrega acontece no Parque de Exposição, às 8h30, com a presença do presidente do Consórcio, Antônio de Anízio, atual prefeito de Itacaré.

   24. Os equipamentos serão entregues pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia e vão integrar a patrulha mecânica do Consórcio, com o objetivo de atender aos municípios consorciados do Território Litoral Sul, que são: Almadina; Barro Preto; Buerarema; Floresta Azul, Coaraci, Itapé, Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Itacaré; Maraú; Ubaitaba e Uruçuça.

   25. Devido à interdição da Rua da Imperatriz, no Largo do Bonfim, para continuidade das obras de requalificação na região, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que as linhas de ônibus que operam nesse local terão itinerários modificados a partir desta segunda-feira (25).

   26. Com isso, as seguintes linhas, no sentido Centro, seguirão pela Rua Rio São Francisco descendo direto pela Rua Rio Paraguaçu e seguindo daí seus itinerários: Ribeira/Bonfim - Campo Grande (0201); Santa Cruz - Calçada/Bonfim (0713); e Alto do Cabrito (Boa Vista do Lobato) - Ribeiro (1668). 

   27. Já as linhas Ribeira - Terminal Pituaçu (0203), Ribeira - Pituba (0218), Fazenda Grande do Retiro - Ribeira (0343) e Conjunto Pirajá - Ribeira (1515), também no sentido Centro, subirão a Ladeira do Bonfim, seguindo pela Rua Plínio de Lima, Rua Rio São Francisco, descendo a Rua Rio Paraguaçu. No sentido inverso, sobem a Rua Rio Paraguaçu, Rua Rio São Francisco, Rua Plínio de Lima, seguindo para a Ladeira do Bonfim.