Política

APLB mantém estado de greve com governo do estado mas segue no diálogo

Nada de objetivo foi decidido na assembleia dos professores a rede estadual
Da Redação , Salvador | 19/03/2019 às 17:30
Assembleia dos professores em /salvador
Foto: APLB
A APLB-Sindicato realizou 18 assembleias regionais simultâneas da rede estadual nesta terça-feira (19) e, em Salvador, a assembleia aconteceu durante a manhã, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira, realizou a abertura da assembleia já saudando e convocando a todos para realizar um minuto de silêncio em homenagem e pesar pela morte da ilustre figura feminina, Makota Valdina Pinto, inspiradora na luta contra o racismo, machismo e em defesa das religiões de matriz africana. Outras homenagens estiveram presentes em diversas falas durante a assembleia. #makotavaldinapresente

Num ginásio lotado pelos trabalhadores em educação, Rui Oliveira expôs a Agenda de Lutas para votação e aprovação, além de apresentar a devolutiva do Governo do Estado sobre os itens da Pauta de Reivindicações da Categoria discutidas com o governo em reunião nos dias 15 e 18 de março, com representantes da Secretaria do Estado (SEC), Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), Secretaria de Administração (SAEB), membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia e a presidenta do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Nos discursos da situação e da oposição transpareceu uma certeza: a necessidade da construção coletiva em prol da manutenção dos direitos dos trabalhadores e união contra as investidas do governo de Rui Costa de eliminar esses direitos já conquistados deram o tom da assembleia.

Rui Oliveira convocou os trabalhadores para às ruas e, ao final da assembleia, uma grande caminhada até a Praça da Piedade chamou a atenção da sociedade culminando com uma grande roda de mãos dadas em defesa dos trabalhadores e contra os desmandos dos Governos Estadual e Federal.

Em sua fala, o coordenador-geral da APLB destacou que o momento é de unir forças no movimento sindical contra MP 873 e a reforma da Previdência. “É um absurdo, precisamos nos apoiar e reagir ao que o Governo está tentando fazer com o país”, enfatizou Rui. Acompanhe no vídeo abaixo: