Política

PARLAMENTO REJEITA SAÍDA DO REINO UNIDO DA UE E PREMIER DEVE CAIR

THERESA pode desafiar os deputados a votar em uma eleição geral hoje, depois que seu acordo com o Brexit sofreu a pior derrota na história britânica, diz The Sun
Da Redação , Salvador | 15/01/2019 às 18:47
Derrota esmagadora de Thereza May
Foto: The Sun
THERESA pode desafiar os deputados a votar em uma eleição geral hoje, depois que seu acordo com o Brexit sofreu a pior derrota na história britânica.

O primeiro-ministro pediu aos trabalhistas que pedissem um voto de confiança na Câmara dos Comuns, depois que 432 deputados votaram pela morte do acordo de retirada, com apenas 202 apoiando-a.

A derrota esmagadora - que viu 118 Tories se voltarem contra o Primeiro Ministro - é a pior desde o advento da democracia plena e sugere que a Sra. May nunca conseguirá apoio suficiente para sua estratégia.

Enquanto a PM enfrenta o momento mais sombrio de sua carreira:

Os Conservadores da maior derrota de qualquer governo moderno com a perda de 230 votos. A deputada May congratula-se com a moção de desconfiança apresentada por Jeremy Corbyn. Os deputados votarão amanhã sobre a possibilidade de expulsar a PM do cargo, o que poderia provocar outra eleição apenas algumas semanas antes do Brexit.

O DUP e Brexiteers linha dura disseram que votariam para mantê-la no poder. Boris Johnson disse à Sra. May ela deve voltar para Bruxelas e reabrir o acordo. Líderes da UE disseram que o acordo de retirada é o melhor oferecido - mas NÃO descartaram as negociações de reabertura.

Amanhã à tarde, o Parlamento votará a favor de derrubar ou não o governo - o que acionaria uma eleição geral marcada para acontecer algumas semanas antes do Brexit.

A sra. May deve ganhar a votação de confiança de amanhã, depois que os 10 deputados do DUP que apóiam sua minoria confirmaram que continuarão a apoiá-la, apesar de se oporem à sua estratégia Brexit.

Boris Johnson também apoiou o PM - mas apenas para manter o trabalho fora do poder.

Falando nos minutos após sua derrota histórica, a PM disse que estava feliz em lutar contra uma tentativa de derrubá-la - em uma tentativa de arrancar a iniciativa de Jeremy Corbyn.
E ela pediu aos parlamentares que explicassem o que eles querem que acontecesse com o Brexit, em vez de apenas criticar sua política.

Ela disse ao Commons: "Precisamos confirmar se este governo ainda desfruta da confiança da casa.

"Acredito que sim, mas dada a escala e a importância da votação desta noite, é certo que outros tenham a chance de testar a questão se quiserem."

Mas mesmo que ela permaneça no poder, a Grã-Bretanha enfrenta um período de caos sem precedentes enquanto os políticos lutam para encontrar um caminho para o Brexit