Política

BOLSONARO tem vitória no caso BATTISTI e assina decreto da posse armas

A prisão de Cesare Battisti, ex-terrorista italiano que viveu no Brasil, foi uma vitória política de Jair Bolsonaro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/01/2019 às 19:48
Bolsonario e o ministro Sérgio Moro
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A prisão do ex-terrorista vermelho Cesare Battisti acusado em seu país, a Itália, de 4 assassinatos, foi a primeira vitória política do presidente Jair Bolsonaro. Embora ele tenha sido preso na Bolívia e o decreto de extradição tenha sido assinado pelo então presidente Michel Temer, em dezembro do ano passado, não fosse a vitória de Bolsonaro e as pressões no sentido de prender Battisti, até hoje, certamente estaria impune.

   2. Bolsonaro, durante a campanha, em seu twitter afirmou que se eleito um dos seus primeiros atos seria extraditar Battisti e acusava o PT de proteger um terrorista.

   3. Battisti foi protegido pelo governo petista que o considerava um ativista. O então presdiente Lula decidiu recusar o pedido do governo italiano pela extradição de Cesare Battisti em 31 de dezembro de 2010, seu último dia de governo. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. Lula fez suspense com a decisão. Disse no dia 29 que anunciaria a decisão no dia 30, e acabou deixando para o dia 31 mesmo.

    3. Naquela sexta-feira, a poucas horas do réveillon, Battisti ainda estava preso. Ele dormia na Papuda desde 2007 e só foi solto em junho de 2011, após uma decisão do STF. O placar foi 6 a 3. Gilmar Mendes (relator do processo), Ellen Gracie e o então presidente Cezar Peluso votaram para cassar a decisão de Lula e determinar o envio de Cesare Battisti para a Itália, mas foram vencidos. Curiosamente, entre a maioria estava o recém-chegado Luiz Fux – o mesmo que em dezembro de 2018 mudaria de ideia e mandaria prender Battisti com fins de extradição. 
                                                                         ****

    4. E por que Battisti, preso na Bolivia não passou pelo Brasil antes de ir para a Itália? O governo de Jair Bolsonaro chegou a enviar um avião da Polícia Federal para buscar Battisti na Bolívia e até anunciou que o italiano faria uma escala no Brasil antes de ser enviado à Itália.

   5. No entanto, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou no fim da tarde que as autoridades buscariam Battisti diretamente em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em uma decisão que pegou de surpresa o Brasil e a imprensa internacional. 

   6. Em entrevista exclusiva à "ANSA", o embaixador italiano em La Paz, Placido Vigo, explicou que foi uma decisão estratégica. "A ida direta da Bolívia para Itália, sem passar pelo Brasil, permitiu que o governo italiano não ficasse restrito à pena de 30 anos de prisão que Brasília tinha solicitado no acordo de extradição".

   7. Os dois países, na época da autorização da extradição e na formulação do acordo, tiveram de acertar diferenças no sistema penal. Como a pena máxima no Brasil é de 30 anos, a Itália teria que aceitar esse limite em Battisti, que, por sua vez tinha sido sentenciado à condenação perpétua.

   8. "Além disso, a extradição via Bolívia evitou um risco de uma outra detenção de Battisti no Brasil, que poderia requerer um novo pedido de extradição", contou o embaixador italiano. A Bolívia, por sua vez, aplicou uma ordem de "expulsão obrigatória" a Battisti, negociada com o ministro das Relações Exteriores Diego Pary.

   9. O governo de Evo Morales aplicou a Lei 370 de Migração, a qual dispõe sobre saída obrigatória por sua condição ilegal. Battisti entrou na Bolívia ilegalmente via Brasil, onde residia desde 2004. Algumas pessoas achavam que Evo Morales, amigo de Lula, poderia proteger Battisti, o que não ocorreu.
                                                                     ******
   10. Esse caso teve imensa repercussão na Itália e o Corriere Della Sera, o mais influente veiculo de comunocação da Itália, comentou que uma "procissão de agentes, então as intervenções incomuns de Salvini e Bonafede. A história do terrorista vermelho retornando à Itália. Muito diferente da chegada de Megalizzi". 

   11. - Ele colocou seu sorriso estúpido até agora, mesmo agora. Sim, ele ri. Riu sob o cavanhaque, Cesare Battisti.Acabou de descer do Falcão do 31º Stormo que, na noite de domingo da Viru Viru em Santa Cruz, na Bolívia, o trouxe de volta à Itália e se apresenta na pista militar do aeroporto de Ciampino: uma pequena procissão composta de agentes. de departamentos especiais, carabinieri, policiais da prisão e ele no meio, não algemado, que ri.

   12. Comenta ainda o Corriere, "Esta é realmente a primeira coisa que acontece quando observamos o terrorista vermelho de 64 anos que, após uma vida inteira escondida - considerado culpado pela justiça italiana por quatro assassinatos, mas na verdade sempre absolvido pela política francesa e brasileira - vai ao encontro prisão perpétua".

  13. A outra coisa que chama a atenção é a seguinte: assim que Battisti desaparece nos escritórios da Força Aérea Italiana, aqui estão os aviadores solitários que começam a montar uma plataforma. Exata: eles montam um palco real na pista.

   14. Os ministros Matteo Salvini e Alfonso Bonafede precisam subir. Eles estão prestes a vir e até dar um discurso. Cada um, é claro (embora, é claro, a prisão de Battisti não estivesse no programa de governo assinado pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas).

   15. Uma certa surpresa começa a ocorrer entre as dezenas de cinegrafistas e fotógrafos. Nunca, dizem eles, em muitos anos e em tantas manhãs trágicas eles viram algo semelhante acontecendo aqui. Alguns deles, ao apontar câmeras e zoom na prateleira, recordar como recentemente, por ocasião do retorno de Antonio Megalizzi cadáver, o jornalista que morreu durante o ataque terrorista em Estrasburgo, não houve uma implementação tão importante e solene da autoridade ministros (em conjunto com o chefe de estado Sergio Mattarella, a certa altura Riccardo Fraccaro, Ministro das Relações com o Parlamento, ficou sem fôlego).

   16. Agora, em vez disso, aqui está Salvini, com a costumeira jaqueta impermeável da polícia, e aqui também está o chefe da Justiça. Não é uma conferência de imprensa. De fato, as coletivas de imprensa fornecem perguntas aos jornalistas. Neste caso, os microfones só devem permanecer abertos.
Cinco minutos assim.

   17. Existem duas declarações Principais. Salvini: «Ele é um assassino, vai apodrecer na cadeia». Bonafede: «Ele irá para a prisão de Oristano».

   18. Então, ele reaparece, Battisti. Agora ele mantém a cabeça ligeiramente inclinada. Dois agentes, segurando seu braço, acompanham-no até a porta aberta de um volante que o levará embora.
De perto, alguns detalhes são notados melhor: as bolsas sob os olhos, cabelo colado na testa, uma grande barriga (um pouco culpa', talvez, do colete de Kevlar: certamente será uma bela memória gelada caipirinha o pôr do sol brasileiros).

                                                                     ******
   19. (FEIRA) Conforme já foi anunciado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), em novembro de 2018, nos próximos dias será lançado um edital de credenciamento para as bandas que pretendem participar dos eventos realizados pela SECEL.

   20. A medida atende a exigências do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público (MP) e entrará em vigor na Micareta de Feira de Santana.

  21. “As bandas precisam ter CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Além de atender recomendações, essa medida evita a existência de bandas fantasmas, feitas nas vésperas de grandes eventos, para conseguir contratação da Prefeitura”, afirmou o secretário, Edson Borges.

  22. A profissionalização da contratação e dos pagamentos de cachês já acontece nas grandes cidades e é um processo natural do Governo do Estado. Feira está seguindo o mesmo caminho. Essa é uma tendência nacional e será adotada em breve na cidade.

   23. “Todas as grandes prefeituras já estão fazendo isso, por isso estamos prevenindo as bandas, para que não aconteçam surpresas desagradáveis. As bandas que ainda não possuem o caráter jurídico devem procurar o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, para saber quais são os passos necessários para abrir uma pequena empresa e regularizar a situação”, finalizou.
                                                                      ****
  24. A Rede Selfit de Academias promove, sábado (19.01), o Open Day em mais de 42 unidades em operação pelo país. Neste dia, o tema será Festa Havaiana e os colaboradores  incentivam que as pessoas apareçam caracterizadas. Será um dia inteiro de portas abertas para quem quiser conhecer a academia. No Open Day, que acontece uma vez por mês, será oferecido aulas coletivas diversas, além dos espaços de musculação, funcional, Hiit e cardio. 

   25. O público pode usar a unidade que quiser, sem adesão, sem matrícula, sem mensalidade ou pagamento de diária. Para participar, basta trazer um documento oficial (identidade, habilitação, passaporte) com foto, ter a partir de 16 anos, vestir roupas leves e tênis. A Selfit funcionará no horário normal de cada unidade. . Para consultar a localização da unidade mais próxima de você basta entrar no www.selfitacademias.com.br

  26. presidente Jair Bolsonaro vai assinar na terça-feira às 11h o novo decreto que flexibiliza a posse de armas no país, informou a assessoria de imprensa da Casa Civil.

   27. A assinatura do novo decreto --uma das bandeiras de campanha de Bolsonaro-- ocorrerá no Palácio do Planalto e deverá contar com várias autoridades.

   28. O servidor Jean Santos Nogueira, da Fundação Pedro Calmon (FPC), é o mais novo ganhador da promoção Vale Brindes promovida pelo hotsite do projeto RH Bahia (www.projetorhbahia.ba.gov.br). Auxiliar de Assuntos Culturais na Diretoria de Livro e Leitura da Fundação, Jean foi contemplado com uma sessão de massagem relaxante na empresa Spa One, parceira do Clube de Desconto do Servidor. 

   29. “É uma boa notícia, vou iniciar o ano com menos stress e mais relaxado”, comemorou o servidor, que costuma participar das promoções realizadas pelo Clube de Desconto e acompanha os informes sobre o RH Bahia.     

   30. Para concorrer ao sorteio eletrônico, Jean respondeu corretamente as perguntas de um quiz sobre o Portal de Serviços do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), site que desde o início de janeiro vem sendo  utilizado por servidores ativos, inativos e pensionistas para acessar documentos como contracheque e informe de rendimentos, programar férias, solicitar licenças, certidões e movimentações internas, entre outros serviços. Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o RH Bahia é o projeto de implantação pelo governo baiano do módulo de Recursos Humanos do SAP, um software de gestão de padrão internacional.

  31. O mês de janeiro está repleto de oportunidades para quem deseja cursar uma pós-graduação na UFOB. São 34 vagas nos mestrados em Ciências Humanas e Sociais (14) e em Química Pura e Aplicada, com início das aulas previsto entre o final de março e início de abril deste ano.  

  32. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da UFOB está com inscrições abertas até 18 de janeiro para as 14 vagas do mestrado. Para concorrer, é preciso ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento e preencher o formulário eletrônico. Após isso, é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$100 (Saiba aqui como fazer).

   33. O PPGCHS é composto pela área de concentração "Sociedade e Cultura" e duas linhas de pesquisa: 'Linguagem, cultura e poder' e 'Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade'. De acordo com o Edital, a área de concentração visa investigar temas fundantes da vida em sociedade e relações culturais.