Política

Prefeitura vai enviar projeto à CMS criando Bolsa Atleta de Salvador

Para Felipe Lucas, benefício servirá de incentivo aos atletas e aos jovens
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 19/09/2018 às 18:09
Felipe Lucas: Bolsa Atleta aprovada
Foto: Valdemiro Lopes

O programa Bolsa Atleta Municipal vai virar projeto do Executivo e será enviado à Câmara dos Vereadores. O anúncio foi feito pelo vereador Felipe Lucas (MDB), autor do projeto de indicação, aprovado pela CMS em dezembro 2017, citando a confirmação feita pelo secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior.

De acordo como emedebista, “com isso o prefeito ACM Neto cumpre o prometido em nossas reuniões. Acompanhei sua recomendação de que a Secretaria fizesse o estudo de viabilidade e estou confiante de que teremos garantido, em breve, esse incentivo para nossos atletas e a juventude de Salvador, que tanto anseia por esse apoio”.

Resultados nas Olimpíadas

A proposta do edil sugere ao Município amparar financeiramente atletas locais para incentivar o treinamento e custear a participação em competições. Para viabilizar a medida, ele apresentou duas emendas à Lei Orgânica do Município (LOM). A primeira para permitir que Salvador possa investir no esporte profissional, o que antes era vedado, e a segunda para criar o Fundo de Fomento ao Esporte.

Ao ressaltar a importância do projeto, ele mostra dados do Ministério dos Esportes, apontando que das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros nas Olimpíadas de 2016 – a maior campanha da história –, apenas o ouro do futebol masculino não foi obtido por atletas bolsistas.

O parlamentar acredita que os efeitos da bolsa em termos de inclusão social e combate à violência: “Não tenho dúvidas de que o esporte é uma eficaz ferramenta de transformação social, pois quando há investimento e fomento ao esporte, há, indiretamente, investimento em muitas outras áreas sociais”.