Política

Ireuda Silva propõe palestras nas escolas sobre defesa do consumidor

Igor Kannário quer painéis eletrônicos para a escolha da música do Carnaval
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/09/2018 às 18:28
Ireuda, Paulo Magalhães, Kannário e Odiosvaldo
Foto: Ascom CMS

Mais três projetos de vereadores tramitam na Câmara de Salvador. Ireuda Silva (PRB) quer que sejam realizadas nas escolas municipais palestras, programas e atividades extracurriculares sobre educação financeira com base no Código de Defesa do Consumidor.

“O objetivo é que os estudantes conheçam desde cedo seus direitos enquanto consumidores, tornando-os mais críticos e capazes de se protegerem de eventuais abusos. Além disso, o projeto prevê orientações sobre planejamento financeiro e ensinar a diferença entre a necessidade e a ansiedade em comprar”, explica.

“Quando temos consciência dos nossos direitos e deveres enquanto consumidores, somos também cidadãos melhores. E se administramos bem as nossas finanças, ganhamos em qualidade de vida”, acrescenta.

Arquivo Público

Paulo Magalhães Júnior (PV) está sugerindo ao Executivo Estadual a criação de estratégias para garantir a segurança dos documentos históricos do Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB, localizado na Baixa de Quintas, em Salvador.

“É a mais importante entidade arquivística do estado da Bahia”, diz ele. O objetivo é “evitar a perda desses documentos que compõem o acervo documental de arquivos permanentes e temporários, visto que o local vem funcionando, durante anos, em situação precária, com risco de curto circuito”.

Na justificativa, ele citou o caso do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, quase totalmente destruído.

Música do Carnaval

Igor Kannário (PHS) solicita que a PMS crie um concurso oficial, com a implantação de painéis eletrônicos de votação nos circuitos da festa, para a escolha da música do Carnaval: “A grande protagonista da maior festa popular do mundo é a música. Apesar disso, Salvador não tem nenhuma votação oficial para a escolha da canção mais popular, mesmo esse tipo de concurso sendo uma tradição no período”.

Ele defende o acompanhamento dos números deve ser feito de forma transparente e eficiente: “Essa recomendação irá possibilitar maior credibilidade aos artistas que concorrem ao título além de proporcionar em tempo real o acompanhamento da pesquisa”, frisou.

Preocupação com Cajazeiras

Odiosvaldo Vigas (PDT), candidato a deputado federal, percorreu o bairro de Cajazeiras e região e está preocupado com os problemas enfrentados pela população nas áreas de saúde, educação, segurança pública e lazer: “Principalmente em razão do tamanho e da considerável população, a localidade precisa ser reorganizada, lembrando que Cajazeiras é o primeiro bairro planejado de Salvador com 11 núcleos populares, segundo em população de etnia negra e um dos mais populosos”.

Dentre as carências, cita que a violência ainda é muito presente na região e requer atenção especial, relacionando além da segurança pública, as carências em educação, saúde e áreas de lazer. Ele cobra a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), abertura de hospital de grande porte - lembrando que o Hospital Municipal fica na Boca da Mata. “Nesse sentido, proponho a transformação da casa recentemente inaugurada numa unidade universitária, o que contribuirá para a formação acadêmica dos futuros profissionais”.

Já no atendimento cultural, Odiosvaldo chama atenção para o projeto “Tô nas praças, vem pras ruas” existente há cinco anos, que mistura arte, cultura e diversão para os moradores de Cajazeiras. “Para melhorar a proposta, farei indicação para implantação da Praça da Juventude na Cajazeiras 10”. Na área desportiva, o edil defende que o ginásio poliesportivo do bairro, sob gestão do Governo do Estado, seja aberto à comunidade e abrigue escolinhas de iniciação desportiva visando a formação de atletas de base.