Política

Edvaldo propõe valorizar o 2 de Julho baiano no 7 de Setembro nacional

Vereadora foi homenageada na Casa Olodum
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 17/09/2018 às 18:45
Evaldo Brito e Ireuda Silva
Foto: Ascom CMS

Enviar uma delegação de Salvador para participar do desfile de 7 de Setembro, em Brasília, é a proposta do vereador Edvaldo Brito (PSD), na Câmara de Salvador, através de projeto de lei. O grupo, de acordo com o tributarista, homenagearia os heróis do 2 de Julho, João das Botas, Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa, recentemente incluídos no Livros de Heróis do Brasil.

O pessedista destaca o empenho dos senadores João Durval Carneiro, Walter Pinheiro e Lídice da Mata que, em conjunto, resgataram um antigo projeto de Lei: “O nosso 2 de Julho tem agora o reconhecimento nacional, oficializando a verdadeira luta pela independência do Brasil, com os nossos heróis sendo reconhecidos em todo o país. Nada mais justo que, anualmente, passemos a ser representados no grande desfile do Dia da Pátria, em Brasília”.

Resposta por Marielle

Já Ireuda Silva (PRB) voltou a cobrar respostas para o assassinato de Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, ainda sem solução no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita ao receber uma homenagem, na noite de sexta-feira, 14, na Casa do Olodum, no Pelourinho, por seu destaque na luta contra a discriminação racial e pelos direitos da mulher.

Foram homenageados, ainda, com as medalhas Marielle Franco e Nelson Mandela, Luislinda Valois, João Jorge, João Bosco e Vovô do Ilê. O evento foi organizado pela Literarte, com o apoio do Olodum e da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador (Almas).

“Marielle foi uma voz silenciada por ser uma representante do povo. Isso constitui grave atentado à democracia brasileira. Todos nós morremos um pouco após o brutal assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro, ocorrida há seis meses. Precisamos destacar a memória dessa guerreira, que lutou por uma sociedade mais justa, livre da discriminação e do genocídio negro”, disse a perrebista.