Política

NO DIA DO AMIGO, JOSÉ RONALDO lembra da personalidade de ACM

Já foram expedidas as ordens bancárias de pagamento de 316 entidades filantrópicas aptas a receber os recursos relativos à primeira etapa de 2018 do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/07/2018 às 17:06
Candidato do DEM lembra de ACM
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. “No Dia do Amigo, que se comemora hoje (20/7), lembro hoje de um amigo querido que faz uma grande falta na minha vida e na vida de todos os baianos. Há 11 anos, perdemos uma das personalidades mais importantes para o desenvolvimento da nossa Bahia. Tive a sorte de caminhar ao lado de ACM, de conhecer essa figura ímpar na história do Brasil”. A declaração é do pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo.

2. Ele seguiu a mesma trajetória do ex-governador e ex-ministro, sempre fiel à legenda pela qual se elegeu quatro vezes prefeito de Feira de Santana, três vezes deputado estadual e uma vez deputado federal, além de ter sido presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). “Não tem como separar a história de ACM da história recente da Bahia. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento e modernização de Salvador e todo o estado a partir da década de 1960, sempre representando legitimamente seu povo e lutando pela Bahia que tanto amava. No Dia do Amigo, nossas recordações e saudades desse grande amigo”.
                                                                     *****
3. O presidente do Podemos na Bahia, deputado federal Bacelar, esteve na quinta-feira (19) com o governador Rui Costa, para discutir a falta de vagas na carceragem da delegacia de Alagoinhas. O encontro teve a participação dos deputados estaduais Alex Lima (PSB) e Joseildo Ramos (PT), de vereadores e do ex-prefeito e pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, Paulo Cézar (PRP).  

4. O governador  autorizou a transferência imediata de 300 presos de Alagoinhas para o presídio de Feira de Santana. A medida visa evitar novas fugas da delegacia, atualmente com número de presos superior à capacidade. Uma solução jurídica para abrir mais 1,5 mil vagas no sistema prisional baiano e a implantação de uma delegacia especializada em homicídios, na cidade de Alagoinhas, foram temas também do encontro.

5. A CCR Metrô Bahia informa que, em decorrência de serviço na via entre as estações Acesso Norte e Detran - neste final de semana, o intervalo entre os trens na linha 2 sofrerá alteração. O serviço será realizado a partir das 22h do sábado (21/07) até o fim da operação comercial de domingo (22/07). Até às 08h do domingo, o intervalo entre os trens na Linha 2 será de até 20 minutos. Após esse horário, o tempo de espera será normalizado e seguirá com 10 minutos. A operação na Linha 1 não será afetada.

6. Nesta sexta-feira, 20/07, será realizada a 141ª Solenidade de Entrega de Certificados de conclusão de cursos da ACBEU, do 1º semestre de 2018. O evento está marcado para as 19h30, na Quadra de Esportes da ACBEU Maple Bear, na avenida Magalhães Neto em Salvador e reunirá aproximadamente 238 formandos. Na oportunidade serão entregues também os certificados aos aprovados no exame de proficiência em inglês ECCE, uma experiência vivenciada por mais de 260.000 alunos ao longo da trajetória da ACBEU.

7. O evento terá a presença do membro do Conselho Deliberativo, Dr. Alberto Nunes Vaz da Silva, de Athiná Arcadinos Leite, superintendente do Grupo ACBEU, coordenadores acadêmico, professores, além dos alunos e seus familiares.

8. Na cerimônia, alunos do Projeto Access, coordenados pela professora Leila Corte Imperial, farão um número musical em homenagem aos formandos. O evento acontece duas vezes por ano após o encerramento de cada semestre.

9. 9. Nota do deputado Targino Machado: Há mais de 37 anos me formei em Medicina, profissão que exerço por amor, e que me possibilita ajudar o próximo, minimizando a dor e o sofrimento de muitos que necessitam. E com um detalhe: sem nunca ter cobrado uma consulta.

10. Realizo esse trabalho com prazer, e não para fazer política. Atendo à população carente em hospitais, casas, clínicas, associações e onde for possível, sempre através de consultas médicas gratuitas em favor dos mais carentes - algo que deveria ser oferecido pelo Estado. 

11. O que me entristece é receber tantos ataques, em período pré-eleitoral, com informações mutiladas e truncadas, sem qualquer respaldo com a verdade. Uma verdadeira “missa encomendada” que tem induzido os veículos de comunicação a erro.

12. O verdadeiro autor desta estratégia repugnante, buscando saciar sua sede de me atingir, não tem poupado esforços para adotar medidas arbitrárias, como os ataques levianos que levaram ao fechamento de uma Associação que eu e diversos profissionais, incluindo colegas médicos, ajudamos há muitos anos, deixando centenas de pessoas necessitadas sem atendimento - cerca de 300 por dia.

13. A população carente que necessita do serviço público não prestado pelo Estado perde mais uma vez com o fechamento dessa Associação, que viabiliza diversos profissionais para atenderem gratuitamente à população.

14. A professora Laura Domingos, gerente da Escola de Negócios e Hospitalidade da UNIFACS, é a nova integrante da Comissão de Educação e Estudos Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Uma cerimônia realizada no dia 12 de julho, durante o Seminário Regional  de Participação e Controle Social, marcou o início de suas atividades.

 15. O CRC é a comissão destinada à organização de trabalhos relacionados ao ensino superior de Ciências Contábeis e formação do profisisonal de Contabilidade de todo o estado. Entre as atribuições de Laura, está o desenvolvimento de discussões, debates e ações com o objetivo de propor e disseminar o conhecimento sobre os marcos regulatórios relacionados à área.

    16. Com este novo desafio, a professora pretende ampliar ainda mais as possibilidades de edução continuada e pesquisa, aproximando o meio acadêmico do mercado através do fortalecimento de parcerias como a Maratona de Contabilidade, seminários e convênios com a Receita Federal.

   17. Já foram expedidas as ordens bancárias de pagamento de 316 entidades filantrópicas da capital e do interior aptas a receber os recursos relativos à primeira etapa de 2018 do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), a depender do processamento pelas instituições financeiras, os recursos chegarão às contas das entidades no começo da próxima semana.

   18. Ao todo, os pagamentos na primeira etapa, que se refere ao período de janeiro a abril, somam R$ 3 milhões. Essa etapa já está de acordo com as novas regras que simplificaram os procedimentos e associaram o programa à campanha Nota Premiada Bahia. Os recursos estão sendo distribuídos conforme o número de notas eletrônicas que cada uma recebeu dos participantes da Nota Premiada, e, a depender da área de atuação, de acordo com o porte ou o tamanho do município em que estão sediadas.

   19. As entidades contempladas estão regulares junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Entre as instituições regulares, 102 não alcançaram o valor mínimo previsto pelo regulamento do programa para fazer jus ao prêmio, e irão acumular as notas recebidas para a próxima etapa.

   20. Outras 214 instituições inscritas no Sua Nota é um Show de Solidariedade não comprovaram regularidade junto ao INSS e ao FGTS, a despeito de duas prorrogações de prazo para o cumprimento dessa exigência. Até se regularizarem, essas instituições estão classificadas como inativas no programa, não podendo participar, assim, da distribuição dos prêmios quadrimestrais de R$ 3 milhões.

  21. Em comemoração aos 108 anos de Itabuna, o Legislativo concederá títulos de Cidadania Itabunense. O evento ocorrerá em 26 de julho na AABB, no bairro São Judas Tadeu. O ato prestigia cidadãos nascidos em outras cidades que, prestam relevantes serviços ao município. Ainda na ocasião, serão entregues diplomas de Honra ao Mérito a itabunenses.

   22. As honrarias abrangerão a assistência social, a exemplo de Sandra Neilma; na saúde está Eric Ettinger Júnior; no jurídico há Edmilton Carneiro; na segurança pública uma das representantes é a tenente Heidilane; e na área da comunicação conta com Tom Ribeiro. Ainda o taxista Arnaldo do Mingau, o bispo Dom Carlos Alberto, a sindicalista Wilmaci Oliveira, entre outras personalidades do município.

   23. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) amplia o acesso de doadores de sangue às unidades de captação por meio da instalação de duas unidades móveis (Hemóveis) de atendimento. Os Hemóveis estão estacionados em frente ao Shopping Ponto Alto, na Avenida São Rafael, e na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia. 

   24. A população pode procurar as unidades e realizar a doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea até próxima sexta-feira (20), das 8h às 17h. Na sede do TRE, o atendimento na sexta-feira será até às 12h.

   25. As unidades têm capacidade para realizar 120 atendimentos diariamente e coletam cerca de 80 bolsas de sangue. Segundo a assistente social da Hemoba, Cátia Rocha, a iniciativa é uma estratégia para aumentar a captação de bolsas de sangue no estado, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. “A proposta é envolver as comunidades vizinhas aos locais em que estão os Hemóveis e atender a demanda da rede pública. As pessoas podem procurar as unidades, onde irão passar por uma triagem clinica e constatado o bom estado de saúde e, desde que esteja portando um documento oficial com foto, poderá realizar a sua doação”, explica.

   26. Durante a doação são captados 470 mililitros de sangue que podem ser doados para até quatro pessoas. Ainda de acordo com Cátia, o nível de estoque da Hemoba é considerado crítico e a demanda por sangue de fator RH negativo é muito grande. A Fundação é responsável pela garantia dos atendimentos das demandas transfusionais dos 417 municípios baianos.