Política

CMS é vistoriada pelo Iphan para obras de reforma e restauração

Segundo Leo Prates a Câmara avança cada vez mais na melhoria de suas instalações
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/07/2018 às 19:55
Técnicos do Iphan vistoriam prédio da CMS
Foto: Marcele Correia

O processo de restauração, reforma e ampliação da Câmara de Salvador continua em andamento. Na manhã desta sexta-feira, 20, a CMS recebeu a visita das engenheiras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Paula Cardoso e Rocha Bandeira, que foram vistoriar o Paço Municipal e o Anexo Bahia Center. Participaram também os técnicos da CMS, Leonardo Paes Leme e Mariana Isensee.

Durante a reunião no Paço Municipal, a equipe realizou o levantamento técnico de todas as reformas que precisam ser feitas e adiantou parte do diagnóstico comparativo do que tem no projeto de restauração com os pontos da vistoria.

“Estamos avançando cada vez mais na melhoria da Câmara e a restauração do Paço, com o Iphan à frente do processo, nos tranquiliza, pois é a autarquia federal com essa responsabilidade”, afirmou o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM).

Iphan e Ipac

A engenheira Paula Cardoso, do Iphan, ressaltou a necessidade do trabalho em conjunto que será feito entre o órgão federal e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). “Ambos têm responsabilidade sobre o imóvel histórico”, frisou.

O Iphan vistoriou os prédios com maior ênfase na volumetria e fachadas dos imóveis. O Ipac realizará uma vistoria mais minuciosa na parte interna do Paço para, no final, criar um único projeto com as duas análises. As intervenções serão feitas com recursos federais, totalizando R$8 milhões.

Uma parte do recurso que será liberado pelo governo federal também possibilitará a construção dos novos gabinetes, acabando com o pagamento de alugueis de salas em prédios vizinhos, utilizadas para suprir a demanda dos 43 vereadores.