Política

Leo Prates propõe dar o nome do ex-governador Waldir Pires a um CMEI

Fábio Souza e Igor Kannário também tem projetos tramitando na CMS
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 17/07/2018 às 18:27
Leo Prates: homenagem a Waldir Pires
Foto: Ascom CMS

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Waldir Pires. Esta é a proposta do presidente da Câmara de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), através de projeto de indicação apresentado ao Legislativo soteropolitano. A capital baiana tem mais de 70 CMEIs na rede de ensino da prefeitura.

A biografia do ex-governador, falecido em 22 de junho, aos 91 anos, foi lembrada pelo democrata no texto da matéria. Ele destacou os inúmeros cargos públicos ocupados pelo homenageado, que foi secretário de estado, deputado estadual, deputado federal e ministro, tendo concluído a vida pública como vereador de Salvador na gestão de 2013-2016.

“Entre os inúmeros e importantes cargos que ocupou, contribuindo para o engrandecimento da democracia, Waldir esteve à frente da Controladoria Geral da União, promovendo uma ampla reestruturação do órgão e implementando diversas e importantes políticas de controle da administração pública, de prevenção e combate à corrupção”, disse Prates.

Utilidade pública

Outras proposições em tramitação na CMS são dos edis Fábio Souza e Igor Kannário, ambos do PHS. O primeiro concede ao Tribunal de Justiça Arbitral de Mediação e Conciliação da Bahia (TJAMC-BA), com sede no bairro de Nazaré, o Título de Utilidade Pública Municipal. Ele justifica o pedido destacando os trabalhos sociais realizados pela instituição.

“Estão entre as prioridades do TJAMC-BA a promoção da defesa dos direitos e interesses de seus associados, a fiscalização da conduta ética profissional, promoção de cursos e palestras, estímulo ao desenvolvimento e pleno exercício da cidadania na sociedade brasileira, com a promoção de diálogo com o poder público”, afirmou, acrescentando que a entidade desenvolve ações pelo bem-estar dos moradores de comunidades soteropolitanas.

Em defesa do grafite

Kannário deseja reconhecer o grafite como movimento artístico cultural urbano de caráter popular. Em seu projeto de lei, ficará vedado qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, cultural ou administrativa contra o grafite. Além disso, os grafiteiros devem ser reconhecidos como agentes da cultura popular e precisam ter seus direitos devidamente preservados.

“O grafite é um importante movimento artístico-cultural para o Brasil e difundido em todo o mundo. Em Salvador, diversos painéis de grafite colorem e embelezam a cidade, trazendo temas que caracterizam a linguagem da realidade urbana e social das periferias soteropolitanas”, justifica o edil.