Política

Geilson defende redução do ICMS para baixar preço de combustíveis BA

Estado da Bahia tem taxa de 30% no ICMS sobre a gasolina
Da Redação ,  Salvador | 24/05/2018 às 09:13
Deputado Carlos Geilson
Foto:

A redução da alíquota do ICMS incidente sobre os combustíveis, de modo a baixar o preço final desses produtos para o consumidor, foi defendida nesta quarta-feira (23) pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). Ele disse que, na Bahia, o ICMS representa quase um terço do preço da gasolina e do diesel.

Geilson lembrou que em dezembro de 2014 a alíquota do ICMS sobre os combustíveis foi aumentada para 30%, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de um projeto de lei encaminhado pelo então governador, Jaques Wagner, sob a alegação de que era preciso deixar caixa para Rui Costa, que assumiria o governo estadual em janeiro.

“A oposição foi contra, mas o rolo compressor da bancada governista aprovou o projeto, às vésperas do Natal, verdadeiro presente de grego para o povo baiano”, recordou.

O deputado tucano disse considerar justas as reclamações dos caminhoneiros contra a elevação do diesel e que, por isso, apoia a greve realizada pela categoria em todo o país, desde a última segunda-feira (21).

“Mesmo sabendo da necessidade de realinhamento dos preços dos combustíveis para tirar a Petrobras do buraco onde os governos petistas a colocaram, acredito ser possível encontrar alternativas para minorar o efeito da alta da gasolina e do diesel, como a redução da carga tributária”, explicou.