Política

AVANTE prega unidade e luta popular e diz que não há plano B. Só Lula.

Avante diz que o candidato a presidente é Lula
DF , Salvador | 18/03/2018 às 18:58
Não há plano B diz a Avante
Foto:

A tendência interna do Partido dos Trabalhadores, a Avante, ratificou, no seu Encontro Nacional realizado em Salvador neste sábado (17), o nome do ex-presidente Lula como o candidato das esquerdas a presidente da República. No encontro foi deliberado a criação de um movimento político que impeça "por todos os meios possíveis" a prisão de Lula, "porque ela é ilegal, imoral e consolidação do golpe de estado e da retirada de direitos e conquistas sociais que o povo brasileiro teve nesses últimos anos". 

Reunindo delegações e lideranças políticas de vários estados do Brasil no auditório do SindPrev, em Nazaré, militantes da corrente petista analisaram a conjuntura política, condenou o avanço do fascismo no mundo, do Estado de Exceção e cobrou rigorosa apuração e punição aos assassinos da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL). 

"Pra nós não tem plano B. Quem tiver com essa história, não está conosco, não está com o PT, não está do lado da luta democrática. Nosso único plano é o restabelecimento da democracia no Brasil, a organização da classe trabalhadora e a retomada das políticas que garantam a soberania e o desenvolvimento nacional que foram exterminadas pelos golpistas, subservientes  e entreguistas. E a única pessoa que encarna e tem compromisso com esse Projeto Nacional e popular é a maior liderança política da nossa História, que é o presidente Lula", afirmou o deputado Marcelino Galo, que milita na Avante na Bahia. 

Ao final do encontro uma carta foi elaborada e apresentada à militância, em que orienta o papel da Avante ante a conjuntura e na proteção do ex-presidente Lula. "Defendemos que o PT deve envidar todos os esforços para evitar a prisão de nosso maior líder. Todas as medidas devem ser tomadas para não permitir a sua prisão. É preciso convocar o povo e a comunidade internacional para defender este que é o maior líder popular da história do Brasil", diz trecho do documento.

Também participaram da atividade os deputados federais Marco Maia (PT-RS), Jorge Solla (PT-BA), o ex-deputado Yulo Oticica, o  presidente do PT de Porto Alegre, Rodrigo Campos, o presidente do diretório estadual do PT no Rio Grande do Norte, Júnior Souto, presidentes dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores em Camacan, Jacobina, Santa Bárbara, o secretário nacional do setorial de cultura do PT, Márcio Tavares, o secretário nacional de formação do PT, Vilson Oliveira, membros do diretório nacional, Elen Coutinho, Cícero Baleeiro, Laíssa da Costa, Tássia Rabelo, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, representantes do Partido da Causa Operária (PCO) e dos mandatos da senadora Fátima Bezerra, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também participam da Avante.