Política

VILAS DO ATLÂNTICO deixa a condição de paraíso para entrar no inferno

CCR Metrô Bahia informa que fará duas alterações temporárias no trânsito da Avenida Paralela, próximo à Estação Pituaçu do Metrô, na madrugada (da 0h às 05h) desta quinta-feira (18).
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2018 às 18:47
Associação de moradores protesta contra som na praia 24h
Foto: ALVA
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Balneário de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, nasceu na década de 1970 com o objetivo de ser um local da lazer pacífico com áreas comerciais e de serviços. Na época, a empreiteira demarcou os locais e avenidas que seriam reservados à residências e aquelas que abrigariam empresas, colégios, clubes, bares, restaurantes e shoppings. Há, ainda hoje, dois clubes - do Cavalo e de Tênis - com boa infra, supermercados de portes médios e shoppings no mesmo quilate.

   2. Vem nessa pisada até a entrada do século XXI, ainda com portarias e vigilantes, com moradores vivendo em paz e recebendo visitantes em suas praias, na extensão até Buraquinho, nos seus restaurantes - há 25 restaurantes na Av Praia de Itapoan, um pólo gastronômico - pois, Vila sempre foi um condomínio aberto, um bairro.

  3.  Ultimamemente, no entanto, com a expansão das áreas de comércio e serviços, e agora shows na praia e em espaços não devidamente adequados, está virando um inferno, especialente no verão. Um bar não pode ligar um som com uma banda nas alturas sem ter o mínimo de adequação. Vários estão ligando e abusando.
 
  4. Diante dessa situação, a Associação dos Moradores já protestou, estuda como recorrer à Justiça, pois, além de 'haves' e outros embalos estão instalando casas comerciais em locais que, anteriormente, eram reservadas apenas à residências. Nem a Av Nossa Senhora de Copacabana, paralela ao calçadão, escapa. 
3. A Prefeitura precisa disciplinar as festas na praia e em espaços verdes estabelecendo horários para começar e acabar, pois, não se pode admitir 'have' que dura 24h, 48h, numa zoadeira do fim do mundo.
  
   5. A Asssociação dos Moradores querem manter Vilas em padrão de civilidade aceitável. A Prefeitura está fazendo um bom trabalho no bairro com asfaltamento, limpeza do rio Sapato e limpeza. Falta disciplinar essa outra situação.                                                                                                
                                                                   *******
   6. CCR Metrô Bahia informa que fará duas alterações temporárias no trânsito da Avenida Paralela, próximo à Estação Pituaçu do Metrô, na madrugada (da 0h às 05h) desta quinta-feira (18). As duas intervenções  são necessárias para a instalação de trecho da passarela que ligará o futuro Terminal de Ônibus Pituaçu à Estação Pituaçu de Metrô. 

   7. O tráfego será bloqueado no sentido Centro, na altura do Viaduto Canô Veloso, que funcionará em sentido invertido e único para viabilizar acesso à orla, pela Avenida Prof. Pinto de Aguiar. O condutor que tiver o CAB e adjacências como destino, deve seguir pela Avenida Jorge Amado, Imbuí e Luiz Viana. 

   8. Já os veículos com destino à Avenida São Rafael oriundos da Avenida Paralela, sentido Aeroporto, e da Avenida Professor Pinto de Aguiar, devem seguir até o primeiro viaduto de retorno, próximo ao MC Donald’s, para realizar a conversão.

   9. A via estará com intensa sinalização para orientação dos motoristas. A previsão de entrega da passarela da Estação Pituaçu totalmente nova é para fevereiro deste ano. O novo equipamento contará com rampas, escadas rolantes inteligentes, piso tátil e câmeras de segurança.

  10. A Universidade Federal da Bahia emitiu hoje, dia 16 de janeiro, nota de esclarecimento sobre a política da instituição em relação aos animais que habitam os seus campi. Abaixo, a nota:

   11. A Administração Central considera de extrema importância a elaboração de uma política em relação aos animais que habitam os campi da UFBA, garantindo sua saúde e bem-estar, sem descuidar, porém, da fundamental segurança de estudantes, técnicos e docentes, bem como das pessoas que nos visitam. Temos, afinal, que levar em conta tanto a integridade dos animais, quanto a integridade física dos membros de nossa comunidade.

   12. Esclarecemos, então, que a Portaria 001/2018 recentemente publicada, exortando a comunidade a se abster de alimentar animais em certos locais, não visa a proibir a presença de animais, nem a proibir sua alimentação na UFBA, mas sim ordenar os espaços mais apropriados e organizar melhor esse importante cuidado. 

   13. O sentido fundamental da Portaria é, portanto, o de estabelecer uma parceria, tendo por base a colaboração entre cuidadores e Coordenação do Meio Ambiente da UFBA e, ao mesmo tempo, atender a questões de saúde pública que não podem ser negligenciadas, como de resto esclarece o próprio texto. tampouco ofereça risco à comunidade UFBA.

    14. A Portaria pretende favorecer uma política responsável, como uma forma de prevenção a incidentes indesejáveis como, por exemplo, ataques de animais a passantes. Cabe reiterar e repetir, nesse sentido, que a restrição foi feita à alimentação em portarias e em lugares não recomendados pela vigilância sanitária, colocando para todos nós a tarefa de encontrar meios e lugares, de sorte que a população de animais não aumente de forma descontrolada, não venha por isso a ser ameaçada, e e que ela tampouco ofereça risco à comunidade UFBA.

   15. O prefeito do município de Seabra, Fábio Miranda de Oliveira – conhecido por “Fábio Lago Sul”, foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. Ele esteve acompanhado pela primeira dama, Maria Oliveira.

   16. Entre as reivindicações apresentadas na Serin, o prefeito destacou como prioridade a reforma e adequação – com novos equipamentos – do Hospital Frei Justo Venturi, que irá funcionar como Maternidade. “Pedi agilidade por parte da Secretaria de Saúde para podermos contar o mais breve possível com a Maternidade”, argumenta o prefeito Fábio, de Seabra.

   17.  Estão com vagas abertas, pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), cinco cursos ofertados em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE), ligada à Secretaria da Administração (Saeb). São capacitações em atendimento, informática e instrutoria, abertos aos servidores do Poder Executivo Estadual baiano. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), de acordo com cronograma da DDE.

   18. Das cinco capacitações previstas, duas são presenciais e as outras três são na modalidade EAD, totalizando 230 vagas. Os cursos “Qualidade no Atendimento” e “Básico de Instrutoria Interna” serão ministrados na sede da UCS/Saeb, situada no SAC Servidor, com 25 vagas cada. As inscrições para o primeiro podem ser feitas no Portal do Servidor até a próxima quarta-feira (17) e as aulas serão ministradas a partir do dia 29 de janeiro.

   19. Já o segundo recebe inscrições por meio do gestor de instrutoria do órgão ao qual o candidato pertence. As aulas acontecem a partir do dia 22 de janeiro. Entre os cursos de modalidade EAD estão os de informática e redação: “Excel 2007 Básico”, “Power Point 2007” e “Redação Oficial”. Cada um conta com 60 vagas e iniciaram no dia 15 de janeiro. Mais informações pelo telefone (71) 3115-1620/1654/1590.

   20. O prefeito deIlhéus, Mário Alexandre, dará posse, nesta quarta-feira, 17 de janeiro,ao servidor público, pedagogo, escritor e dramaturgo, Pawlo Cidade, no cargo de secretário municipal de Cultura. A solenidade será no Teatro Municipalde Ilhéus, às 15h30min, e contará com a presença de autoridades, produtores e militantes culturais. Cidade já vinha coordenando as atividades na área de cultura, ao lado do até então secretário interino Roberto Lobão, titular da secretaria de Turismo e Esportes (Setur).

   21. Destaca o fato de Pawlo Cidade ser funcionário de carreira da prefeitura, especialista em gestão cultural e conhecedor das questões desse setor. “Além de sua competência, vemos essa posse como mais um ato de valorização do servidor municipal”, acrescenta o prefeito.

   22. A classe empresarial itabunense está de luto nesta terça-feira, 16, pelo falecimento do empresário Milton Veloso. Personalidade marcante para o segmento, ele foi presidente da Associação Comercial e Empresarial - ACI nos biênios de 1993-1995 e 1995-1997 e tornou-se um dos gestores mais queridos entre funcionários e a diretoria da entidade.

   23. Em nome dos empresários, o atual presidente da ACI, Sérgio Velanes apresenta os sentimentos aos familiares e amigos neste momento de perda. Que Deus abençoe e ilumine a todos.

   24. O Solar Jonathan Abbott – primeira pinacoteca da Bahia e de onde se originou grande parte do acervo do Museu de Artes da Bahia –, será a nova sede da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Pedra para a elaboração do projeto arquitetônico de restauro do imóvel secular, construído na Rua do Tijolo, no Centro Histórico de Salvador. O projeto deverá estar pronto em seis meses.

   25. Além de promover o restauro de um casarão que integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico, patrimônio da humanidade, essa iniciativa retoma a ocupação de um espaço onde, em 1856, o médico inglês Jonathan Abbott fundou a Sociedade das Belas Artes. 

   26. Em 1877, o espaço foi usado como sede da Academia de Belas Artes da Bahia, passando, em 1891, a denominar-se Escola de Belas Artes, sendo incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1946. Finalmente, em 1961, da Escola de Belas Artes, cuja primeira sede foi no Solar Jonathan Abbott, originou-se o curso de arquitetura, o que torna ainda mais emblemática a ida da Fundação Mário Leal Ferreira para o mesmo local.