Política

SUCESSÃO BAIANA: Tia Eron e Lidice da Mata são nomes para chapas (TF)

Carnaval nem começou mas a 'guerra' midiática já. O governador Rui anunciou a Bada Baiana Sytem no Carnaval do Governo do Estado em Salvador.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/01/2018 às 17:51
Tia Eron integra a base aliada de ACM Neto
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
  1. O comentário que fizemos neste Bahia Já sobre a falta de uma Oprah Winfrey na disputa à presidência da República, no Brasil, caiu bem diante de uma declaração dada pelo presidente da Câmara de Salvador, Leo Prates, o qual advoga a presença de uma mulher negra na provável chapa majoritária de ACM Neto se este, de fato, tornar-se candidato a governador da Bahia, em 2018. 

   2. E, de quebra, admite-se que servirá de motivação aos socialistas que pretendem manter Lídice da Mata como candidata a senadora na chapa de Rui Costa (PT).
   
  3. ACM Neto não quer abordar a questão política sucessória baiana de público e já disse que está focado, agora, no Carnaval, e só vai decidir ser candidato a governador depois que der um giro pelo interior do Estado para sentir se seu nome está bem aceito pela população (vide comentário na Editoria de Política). 

   4. Neto, inclusive, já teve uma experiência com uma mulher na sua vice, Célia Sacramento, na sua primeira eleição. No final dessa gestão, Célia despediu-se rompida politicamente com Neto, diante de sua superavaliação politica feita pela própria.
   
   5. Uma mulher na chapa não significa grande coisa só pelo fato de ser negra, branca ou tupinambá. O importante é a densidade política. Na aliança com Neto, entre os partidos que a comõe, o nome mais visivel politicamente é o da Tia Eron, deputada federal pelo PRB, e atual secretária da Prefeitura (Semps) e ex-vereadora da capital. Ganhou notoriedade parcilamente nacional na votação da cassação de Eduardo Cunha dizendo-se que ela seria favorável a Cunha. Votou pela cassação. Tem atuação discreta na Câmara, mas, é o nome mais representativo do PRB, sua presidenta estadual.
  
   6. No caso da chapa de Rui, a senadora Lidice da Mata (PSB) é uma politica de longo curso, tem alguma densidade eleitoral, mas, hoje, enfrenta a disputa na chapa com Angelo Coronel, do partido de Otto Alencar (PSD), o qual, no momento, tem mais densidade eleitoral do que o PSB. 

   7. Ademais, historicamente falando, quem elege os senadores (as senadoras) são a força do candidato a governador. Desde 1986 tem sido assim, na Bahia.
   
   8. Na possível chapa de Neto, o que se comenta, em bastidores, é que certo mesmo até agora só José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira, para uma vaga ao Senado. Então, pelo sim, pelo não a premonicação de Prates tem amplo sentido.
                                                                ******
   9. Na 'guerra' midiática, o governador Rui Costa anunciou que a banda BaianaSystem vai desfilar sem cordas em Salvador, como parte da programação do Governo do Estado, durante o Carnaval. O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais (bit.ly/2Ftvc4N), na tarde desta sexta-feira (12). 

   10. “Finalizei agora uma reunião e defini que a Baiana vai tocar no sábado, domingo e terça de Carnaval”, afirmou Rui, acrescentando que os integrantes do grupo “cresceram graças ao talento e, atualmente, movimentam o Brasil com sua boa música”. 

   11. Outras atrações para o folião pipoca serão divulgadas nos próximos dias. Em 2017, o Governo do Estado promoveu mais de 110 atrações gratuitas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. 

   12. Ou seja: vamos ter um Carnaval da Prefeitura e um Carnaval do Governo do Estado. 

   13. Ainda na 'guerra' midiática os clips de Neto no Instagram e no twitter tiveram mais acessos do que os de Rui na Lavagem do Bonfim. Só tá començando.
                                                            *****
  14. Os baianos poderão ficar livres de boa parte dos danos e riscos causados pelo tabagismo passivo. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), apresentou projeto de lei à Mesa Diretora da Casa, na quarta-feira (10), proibindo o uso de cigarros, charutos, cachimbos, cigarrilhas e outros derivados do tabaco em Táxis, Ubers, Vans e correlatos em todo o Estado da Bahia.

   15. Na justificativa do projeto, Angelo Coronel observa a necessidade de se preservar a saúde e a integridade dos usuários desses serviços, sejam eles fumantes ou não-fumantes, “além de se buscar consonância com a lei federal”.

    16. A lei federal a que o chefe do Legislativo estadual refere-se é a de nº 12.546/2011, chamada de lei antifumo, que busca minimizar o consumo de fumo e restringir seu uso em ambientes fechados e coletivos. A iniciativa proíbe o uso de todos os derivados do tabaco em locais de utilização comum, a exemplo de repartições públicas, bares, restaurantes, boates, clubes, corredores de condomínios, sejam esses ambientes ou não, parcialmente dotados de isolamento como parede, divisória, teto ou toldo.

   17. Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, comemora nesta segunda-feira (15), com feriado municipal, o dia de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro da cidade. Por este motivo, o posto SAC do município estará fechado na ocasião, retomando seu horário habitual de funcionamento já na terça-feira (16).

   18. Localizado no Shopping Passeio Norte, na Estrada do Coco, o SAC de Lauro de Freitas comemora 20 anos em 2018 e atende habitualmente de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h30.

   19. Para realizar o agendamento de serviços para esta unidade ou para encontrar a unidade mais próxima, o cidadão pode recorrer ao site do SAC (www.sac.ba.gov.br), ou ao aplicativo SAC Mobile, disponível para Android e iOs. Informações sobre cada um dos serviços disponíveis.

   20. O deputado federal Bacelar parabenizou nessa sexta (12) a prefeitura de Conde, no litoral norte baiano, pela promoção do evento que reunirá pesquisadores, produtores e comerciantes para discutir a cultura do coqueiro. O Festival do Coco acontecerá entre 22 e 28 desse mês, com extensa programação com cursos, seminários, festival gastronômico e shows. 

   21. “O panorama atual do agronegócio precisa entrar em debate. É momento de pensarmos alternativas de sustentabilidade da produção. Conde, já é o maior produtor nacional em áreas cultivadas do fruto e pode se tornar o principal município exportador do Brasil. É mais emprego e renda para nosso estado”, defendeu Bacelar.

   22. Em novembro de 2017, a produção industrial (de transformação e extrativa) da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 3,5% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 6,4% em outubro último. Os dados foram analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). 

   23. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou acréscimo de 0,8%. A variação acumulada no período de janeiro a novembro de 2017 registrou taxa de -2,7% em relação ao mesmo período de 2016.  O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, declinou 3,2% frente ao mesmo período anterior, queda menos intensa do que a observada em outubro último (-3,8%).

   24. No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou acréscimo de 0,8%, com seis das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. As principais contribuições positivas ficaram com Produtos químicos (29,9%) e Veículos (30,8%), influenciada pela maior fabricação de etileno e propeno não-saturado, polietileno linear, polietileno de alta densidade (PEAD) e benzeno, no primeiro; 

   25. E de automóveis, no segundo. Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Indústrias extrativas (17,5%) e Produtos alimentícios (5,5%). O setor de Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-28,2%), foi a principal influência negativa no período, explicada pela menor produção de óleo diesel, gasolina automotiva e óleos combustíveis. Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (-2,7%), Minerais não-metálicos (-10,0%), Celulose, papel e produtos de papel (-0,9%) e Couros, artigos para viagem e calçados (-0,6%).

   26. O Colégio Integral, parceiro do Clube de Desconto do Servidor, está com matrículas abertas para o ano letivo de 2018 e oferece aos novos alunos, dependentes de servidores públicos do Estado, 20% de desconto sobre o valor das mensalidades. Para usufruir do benefício, o servidor deve a apresentar o último contracheque e a carteira de identidade ou crachá funcional com foto no momento da aquisição do serviço.

   27. Com mais de 20 anos de experiência, o Colégio Integral aposta na formação de indivíduos capazes de alcançar a felicidade pessoal e conviver com a pluralidade cultural do mundo. Para isso, possui infraestrutura para atender da educação infantil ao ensino médio, com salas tecnologicamente equipadas e metodologia educacional voltada para o desenvolvimento integral do aluno. 

   28. São disponibilizados sala 3D, laboratórios de ciências, salas de arte e teatro, quadras, parques infantis, biblioteca, enfermarias entre outros recursos. Há ainda espaços especiais de aprendizagem e convivência como o English Center, brinquedoteca, restaurante e quiosque. As atividades extracurriculares são o diferencial na sua proposta pedagógica. 

   29. Para mais informações sobre o colégio, o servidor pode se dirigir à sede, no endereço Rua Fernando Menezes de Góes, 570, no bairro da Pituba; ou utilizar-se do telefone (71) 2101-5000 e do site www.integralweb.com.br.