Política

Promulgação de lei na ALBA reafirma papel social do novo tempo na Casa

rojeto do presidente Coronel, aprovado por unanimidade em plenário, gera renda para Obras Sociais Irmã Dulce.
Ascom , Salvador | 22/11/2017 às 17:00
Promulgação da lei pelo presidente Angelo Coronel
Foto: Vaner Casaes

A promulgação da Lei nº 13.802/2017 pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta quarta-feira 22, em reunião no Salão Nobre da Casa, reafirmou o papel social que o Legislativo baiano abraçou desde fevereiro último.

A medida permite às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promover a locação de 1/3 do terreno onde atualmente funciona o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), localizado no município de Simões Filho, como forma de reforçar as verbas de custeio da referida unidade escolar.

O citado terreno foi doado à OSID em 1963, pelo então governador baiano Lomanto Júnior, visando à construção de um orfanato para acolher jovens sem referência familiar. Atualmente a escola abriga 750 crianças e adolescentes, em tempo integral, da educação infantil ao 9º ano do ensino regular. O Cesa oferece ainda ao alunado assistência odontológica, informática, oficinas de arte, cursos de extensão, entre outros.

A proposição de Coronel permitindo o aluguel do espaço foi aprovada por unanimidade no plenário do Legislativo estadual. Conforme a lei, eventuais melhorias patrocinadas no terreno serão incorporadas ao imóvel. Em 2014, a OSID pediu ao Governo da Bahia a permissão para alugar parte do espaço, em desuso, visando à geração de receita para aplicação nas ações da unidade escolar.

A solenidade de promulgação foi dirigida pelo presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD), e contou com a participação dos deputados Carlos Geilson (PSDB), Luciano Simões Filho (PMDB), Manassés (PSL), Fabrício Falcão (PCdoB) e Sandro Régis (DEM), integrantes da Mesa Diretora.

Compuseram ainda a mesa a gestora da OSID, Maria Rita Lopes Pontes; a coordenadora do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel; o procurador da Alba, Graciliano Bonfim, e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Castro, além de integrantes do grupo filantrópico Amigos de Dulce.

ALTIVEZ
Coronel destacou a relevância social da iniciativa e sua satisfação em dirigir a Casa nesse novo tempo, observando que a lei “deixa a Alba mais leve e próxima do seio da sociedade”. Chefe do Legislativo estadual lamentou o desgaste que a classe política tem sofrido com os sucessivos escândalos de corrupção, mas exortou os homens públicos de bem a reagir à demonização dessa importante atividade.

“Os políticos corretos devem ter altivez nesse momento. A política move o mundo, inclusive com belas ações, como esta aqui. É preciso expurgar aqueles que estão enlameando a classe”, defendeu. Coronel elencou os diversos convênios e parcerias que a Casa tem firmado em prol de pessoas em desvantagem social na Bahia, e agradeceu aos servidores pela colaboração, e à imprensa por divulgar as boas ações.

Maria Rita elogiou a sensibilidade social do presidente e disse que a lei tem grande significado humanitário. “O projeto de Coronel vem coroar nossos sonhos de garantir receita extra para o Cesa. É um sonho só concretizado graças à amiga Eleusa Coronel que abraçou esta causa. Que Deus lhes pague, em nome de Irmã Dulce”, agradeceu a chefa da OSID.
Emocionada, a coordenadora do Assembleia de Carinho ressalvou ser uma honra participar dessa “corrente do bem” e ajudar aqueles que mais precisam. “Tenho a maior gratidão por isso. Que venham outros projetos com essa mesma natureza, para que possamos reduzir sofrimentos e colaborar com a formação educacional e a construção de um futuro melhor de jovens baianos que precisam”, disse Eleusa.

Deputado Carlos Geilson chamou a promulgação da lei de momento especial e se disse muito feliz em compor a mesa e pelo “olhar de carinho da Alba com essas obras assistenciais”. Luciano Simões destacou sua satisfação em a Casa ir além da função precípua de legislar. “O clima aqui na Alba é outro; isso colabora na construção de uma imagem positiva da política na Bahia”, entende o parlamentar.

HUMANIDADE
Deputado Manassés também exaltou a função social da Casa e classificou de “lindo e obra de Deus” o trabalho da OSID. Fabrício Falcão enfatizou que o casal Coronel, através do Assembleia de Carinho, vem ajudando na humanização do Legislativo estadual e melhorando a vida de pessoas.

Deputado Sandro Régis parabenizou o trabalho da Mesa Diretora e observou que a gestão Coronel sustenta-se em três pilares: a valorização do servidor, o espírito familiar implantado na gestão, e a efetivação de um caráter humanista. “Coronel, você faz a Alba ser diferente”, confessou o democrata.

Antes da promulgação, nove alunos do Centro Educacional Santo Antônio apresentaram a peça teatral Humanidade. O espetáculo põe em relevo as agruras vividas no planeta Terra, a partir de práticas desumanas do ser humano, questionando o que será do futuro da humanidade? A apresentação busca exaltar, na Terra, vidas especiais como a de Irmã Dulce, e finaliza desejando paz, amor e humanidades a todos.