Política

Targino Machado solicita ao TCE processo que investiga a SSP/Bahia

Requerimento foi apresentado ao TCE
Da Redação , Salvador | 23/08/2017 às 11:37
Targino Machado no plenário da ALBA
Foto: BJÁ

O deputado Targino Machado (PPS) anunciou em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, que apresentou no último dia 9 um requerimento de informações ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) após ter tomado conhecimento de notícia veiculada na mídia, intitulada como “TCE aponta irregularidades na segurança da Bahia”, onde aponta uma denúncia formulada perante o Tribunal de Contas, acerca de fatos irregulares ocorridos no âmbito da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. 

Segundo o parlamentar, o Processo TCE/005881/2016 corre em segredo de justiça e já tem mais de 3 mil páginas. Targino justificou o requerimento por ser da competência de parlamentar estadual fiscalizar os atos do Poder Executivo Estadual. “A coisa na Secretaria de Segurança Pública na Bahia está negra, está dificuldades mil. Um outro processo que corre contra o secretário de Segurança Pública, no Ministério Público Federal, este já está no meu gabinete com mais de mil páginas.

Para o parlamentar, os métodos praticados pelo secretário de Segurança Pública são “cabeludos” e isso demonstra a fraqueza do Governo ou a impossibilidade de exonerá-lo. “Ele é daqueles de que manda plantar prova onde não existe prova, manda invadir a privacidade de todos e de cada um nas escutas clandestinas. Esse processo que me refiro e que está no TCE há de puxar a ponta do novelo. Eu estou com pena do Governador Rui Costa. Como é que se mantém na gerência de uma empresa, um gerente que está acumulando resultados negativos durante 10 anos? Porque o que apontamos daqui da Tribuna todos os dias, ou as notícias mostradas pela mídia revelando a insegurança pública são resultados negativos. O Governador Rui Costa não tem coragem de mudar o secretário e agora a mudança que o governador quer fazer é convocar 2 mil policiais da reserva para atuar na retaguarda da polícia.”

Targino Machado lembrou que existe um projeto na Assembleia de sua autoria que busca alterar a idade para o ingresso na polícia militar dos 30 anos atuais para 40 anos, mas ainda não foi aprovado porque o projeto não é de interesse do Governo. “Não interessa porque esses policiais já chegariam à polícia com 40 anos, segundo eles, já velhos. Quero ver os senhores virem aqui no momento certo defender esse secretário de segurança, que deve estar também escutando as conversas dos senhores. O Governo está preso na mão desse moço, porque ele sabe da vida dos senhores todos. Eu não tenho o que esconder! “, finalizou.