Política

Câmara de SSA decide votar quatro projetos do executivo em setembro

Irão a plenário o Simplifica, a criação de novos cargos e o programa de incentivos fiscais
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 23/08/2017 às 23:05
Reunião do Colégio de Líderes
Foto: Reginaldo Ipê

A pauta de votações de setembro na Câmara de Salvador foi discutida na manhã desta quarta-feira, 23, por seu Colégio de Líderes. O encontro, realizado no Salão Nobre, incluiu quatro projetos do Executivo: Simplifica (dia 5), a autorização para criar de cargos comissionados na Secretaria de Infraestrutura para atender à obra do projeto Mané Dendê (dia 13) e o Programa de Incentivos Fiscais (dia 27).

As propostas dos vereadores irão a plenário em 30 de agosto, e a próxima reunião do colegiado está marcada para esta mesma data, quando se definirá se a apreciação do Projeto de Delimitação dos Bairros será mantida em 20 de setembro.

Segundo o presidente Leo Prates (DEM) a Casa alcançou nesta quarta-feira a quinta sessão consecutiva com votação. “Um marco positivo para esta legislatura”, afirmou.

Base Naval visitada

Na terça-feira, 22, os edis visitaram a Base Naval de Aratu, por iniciativa do líder do governo, Henrique Carballal (PV). Foi o início de uma parceria entre a CMS e a Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil. Integrantes deste comando, médicos, por exemplo, realizarão atendimentos nas comunidades de Salvador.

Carballal explicou as atividades realizadas pela Força de Minagem, que tem atuação em nível nacional e cuja sede está situada em Aratu: “Poucas nações possuem esta tecnologia e este comando faz a varredura e localiza minas. Recentemente, inclusive, foi encontrada uma mina na Ilha de Itaparica que era remanescente da Segunda Guerra Mundial”.

Ele disse estar desenvolvendo “diversas iniciativas de valorização às Forças Armadas, que são de crucial importância para a garantia da soberania nacional, a organização da sociedade e a preservação do Estado de Direito”.

A Força de Minagem é responsável pelo planejamento e execução de minagens defensivas. Também são realizadas operações destinadas a coibir a ameaça de minas às linhas de tráfego marítimo no litoral brasileiro e nas áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais; bem como às possíveis áreas de operações das Forças Navais.

Estiveram presentes também os vereadores Kiki Bispo (PTB), Maurício Trindade (DEM), Téo Senna (PHS), Ricardo Almeida (PSC) e Palhinha (DEM), recepcionados pelo comandante da Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil, capitão de Fragata Márcio Gonçalves Martins Assumpção Taveira.