Política

"Blitz" da oposição levanta problemas em unidades da PMS em Cajazeiras

Entre os problemas encontrados, segundo eles, está a carência de médicos e medicamentos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 23/08/2017 às 22:47
CAPS de Águas Claras, um dos locais visitados
Foto: Reginaldo Ipê

Mais uma “blitz” a equipamentos públicos municipais foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23, pelos vereadores oposicionistas Aladilce (PCdoB), Marta Rodrigues (PT) e José Trindade (PSL). Desta vez eles visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Águas Claras e na Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeiras V.

Segundo eles na primeira localidade os pacientes se queixaram da falta de medicamentos, de material para as oficinas e de profissionais, além de cobrar o acesso ao passe-livre para o transporte. “Essa demanda é antiga. Há muito tempo estamos cobrando do secretário uma solução para o passe-livre. Os usuários precisam ter acesso a esse direito para realizar o tratamento. Falta sensibilidade da prefeitura, que não olha para os usuários da saúde mental”, afirmou a comunista.

Na USF funcionários e usuários do serviço foram entrevistados, tendo sido apontados problemas como déficit de profissionais, principal médicos, acesso a exames e suprimento irregular e insuficiente de medicamentos foram os principais problemas apontados na unidade.

De acordo com Aladilce as denúncias feitas nos dois centros refletem as medidas do governo federal em consonância com a prefeitura de Salvador: “Os cortes na distribuição de medicamentos e nos investimentos para a Saúde pelo governo Temer já estão sendo sentidos pela população. Infelizmente o prefeito ACM Neto, aliado desse governo, repete a mesma política”.

Desde o início do ano os oposicionistas “blitze” nos equipamentos públicos da cidade. “Estamos cumprindo o nosso dever de fiscalizar os serviços da prefeitura e ouvir profissionais e usuários”, destacou Marta. Segundo o líder da bancada, José Trindade, as vistorias vão continuar e os legisladores cobrarão da PMS soluções para os problemas identificados.