Política

TERROR Barcelona poderia ter sido maior se casa não tivesse explodido

Mossos única insistir oficialmente que ainda não sabem a identidade do homem que estava ao volante. Com El Periodico
Da Redacion , Salvador | 19/08/2017 às 09:30
Abauaaqoub está ainda solto
Foto:

Os autores dos ataques na Rambla de Barcelona e do passeio de Cambrils manter uma relação estreita com o outro, em alguns casos, até mesmo de parentesco. Eles são todos os jovens, entre 17 e 34 anos. Eles são magrebina e viver na Catalunha durante anos. Sua radicalização tem sido rápido o suficiente para não ser detectado por radares vez que o Escritório Geral de Informação da Polícia da Catalunha espalhados em toda a Catalunha.

O 'major' dos Mossos, Josep Lluís Trapero, explicou que tinha formado uma célula jihadista que tinha "meses" Preparando um abate na Catalunha, provavelmente em Barcelona. Para realizar seu plano tinha alugado três vans e se preparavam explosivos no porão de uma casa Alcanar (Montsià), onde também acumulou um cilindros de gás butano cem. Alguns dos produtos encontrados, tais como acetileno, são comumente usados ​​Estado islâmico. Mas durante os preparativos eles cometeram um erro e toda a casa explodiu na noite de quarta. A casa isolada, única escombros permaneceu. Esta explosão obrigou-os a improvisar um plano B em desespero, Trapero explica.

plano B
Um membro da célula levou uma das vans alugadas e se dirigiu para Barcelona. Às 1650 horas subiu para zona pedonal de Rambla e rolou para a transeuntes cem. Ele dirigia em alta velocidade e fez manobras para levar por diante o maior número de vítimas. Ele matou 13 pessoas e feriu mais de oitenta anos. Ele correu 600 metros e foi interrompido ou retardado em frente ao Liceu. Ele saiu e desapareceu.

Os Mossos confirmou poucos minutos depois que o que tinha acontecido na Rambla foi um ataque terrorista. Seguimos para activar simultaneamente a 'gaiola' e dispositivos 'Cronos', denominando Barcelona em busca do driver -a segurança de primeira e fortalecer toda a Catalunha -a segundo.

segundo ataque
Depois que o driver bombardeio assassino terrível, os outros membros da célula decidiu tirar vantagem do caos desencadeado em Barcelona para lançar um segundo ataque, em Cambrils. Às 01.00 horas, cinco deles estavam armados com facas e cintos de explosivos e simulados, como fizeram os terroristas há alguns meses em Londres-e levou à vida nocturna de Cambrils. Eles não puderam entrar porque eles encontraram um ponto de controle dentro do dispositivo integrado Cronus. Eles pularam ele, correndo para um agente dos Mossos. Seu companheiro, empunhando uma arma longa, dispararam contra o carro para forçá-lo a virar e, em seguida, morto a tiros quatro dos cinco terroristas. O quinto atacante foi morto a tiros por policiais à paisana policiais que se cansou de pedir-lhe para se render e deitar-se no chão.

Moussa, estavam entre os mortos

O nome de Moussa Oukabir, um jovem marroquino de 17 anos Ripoll, irmão Driss, em cujo nome as três vans isso se destinava trazer o plano para ser alugado, foi o primeiro a ser ligado ao bombardeio da Rambla. Moussa é um dos terroristas que morreram tentando atacar Cambrils e, cada vez mais, parece uma possibilidade mais distante que ele também foi ele quem dirigia a van em Barcelona e, em seguida, saiu da 'gaiola' e dispositivos 'Cronos' e adicionar a esquadra desmastreado um Mosso sozinho. Na verdade, de acordo com Trapero, o autor do ataque do Barcelona foi um dos cinco mortos em Cambrils é cada vez mais improvável.

celular desarmado

Sexta-feira os Mossos confirmaram que a explosão não morreu Alcanar um único terrorista. Eles são restos de um segundo corpo apareceu, algo que definitivamente confirmar os testes de DNA a serem tomadas para os restos biológicos recolhidos dos escombros. Assim, nesta população dois terroristas foram mortos e um terceiro ficou ferido. Na verdade este é o primeiro dos quatro detidos porque uma vez que a polícia descobertos entre os escombros explodindo Alcanar estava relacionado com o abuso do Rambla, foi para o hospital para interrogá-lo e ele se recusou a depor, eles colocaram algemas e ele foi acorrentado à mesa.

Os Mossos também prendeu o irmão de Driss Moussa e outros dois homens de Ripoll. Os moradores desta aldeia, o lugar que criou a célula jihadista que foi palco do primeiro ataque islamita em Barcelona, ​​vaiado quando os policiais presos têm levado de sua casa.

7 mortos, 4 presos e um escapou

O equilíbrio é 7 terroristas mortos em Alcanar -2 e 5 em Cambrils- e 4 mais presos. Os nomes dos membros da célula que ocorreram estão além dos irmãos Oukabir, afirmou Aallaa (18 anos, de Ribes de Freser), Mohamed Hychami (24 anos, de Ripoll) e Younes Abauaaqoub (22, de Ripoll). Aallaa e Hychami, como Moussa, foram mortos em Cambrils.

Abauaaqoub é a única que ainda fugiram. Uma possibilidade que está ganhando inteiros com o passar do tempo é este homem que estava dirigindo a van que causou o massacre na Rambla e conseguiu escapar. Trapero, no entanto, apontou que outra opção é que se Abauaaqoub ainda não foi identificado é porque morreu e seu são detectados vestígios biológicos dos escombros de Alcanar. Se este fosse o caso, haveria um terrorista desconhecido escapou.

Entre os dois ataques 14 pessoas morreram, 13 em Barcelona e uma mulher de 61 hit em Cambrils. Eles também mataram sete terroristas. Há quinze pessoas ainda internadas em estado grave nos hospitais em Barcelona.

Se a casa Alcanar não tinha explodido se a célula jihadista que criou um grupo de marroquinos residentes em Ripoll havia conseguido realizar seu plano, possivelmente este pesadelo seria ainda maior.