Política

Lula fala para multidão petistas em comício na cidade Cruz das Almas

Lula desafia a Justiça e faz campanha eleitoral antes do tempo previsto em lei/ Com Cruz das Almas News
Da Redação , Salvador | 18/08/2017 às 20:30
Lula em Cruz das Alm as
Foto: Midia Ninha
No segundo dia da caravana que percorrerá 25 cidades do Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou Salvador e veio a Cruz das Almas, cidade do Recôncavo baiano, que fica distante a 150 quilômetros da capital baiana. A cidade que é governada por um prefeito petista, Orlandinho Peixoto, foi mantida no itinerário da peregrinação de Lula mesmo após a Justiça Federal cancelar a concessão do título de doutor honoris causa que o ex-presidente receberia nesta sexta-feira (18/08) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada em 2005, durante o primeiro mandato do petista. 

O cancelamento da honraria se deu nesta quinta-feira (17), pelo juiz federal Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador após uma ação civil movida pelo vereador de Salvador Aleluia (DEM). Na ação, o vereador afirmava que que Lula não poderia receber o prêmio porque foi condenado a nove anos e meio de prisão na Lava Jato e faria de uma universidade pública “palanque eleitoral”. Na decisão liminar, o juiz cancelou a cerimônia e determinou que a Polícia Federal fosse ao campus da UFRB para fiscalizar se a decisão seria cumprida.

Por volta do meio-dia, Lula foi à universidade e falou com o reitor, Silvio Soglia. Em virtude da decisão judicial, o ato com Lula aconteceu do lado de fora do campus, sobre um trio elétrico, e não na estrutura montada em frente à sede da instituição. 

Em seu discurso à militância, composta sobretudo de professores e alunos da UFRB, Lula criticou a decisão de Reis e disse ter “obsessão” com investimentos em educação. “Um título meu é cada diploma que vocês conseguem na universidade, e esse título nenhum juiz vai tirar, esse título é pra sempre”, declarou, antes de ressaltar que é o presidente com o maior número de títulos de doutor honoris causa da história do Brasil. 

Depois do discurso de cerca de vinte minutos, Lula seguiu de carro para o IV Festival da Juventude, que acontece na Praça Multiuso também em Cruz das Almas onde deu uma palestra para os jovens.  A agenda do ex-presidente nesta sexta-feira ainda tem uma viagem a São Francisco do Conde (BA), onde ele participará de uma cerimônia na Câmara local em homenagem à criação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), assinada por Lula em 2010, último ano de seus dois mandatos.