Política

Câmara celebra 75 anos de evangelização da Rádio Excelsior da Bahia

A mais antiga rádio católica do país
Da Redação , Salvador | 22/07/2017 às 12:02
Solenidade na CMS
Foto:
             O aniversário de 75 anos da Rádio Excelsior (AM 840), a primeira rádio católica do Brasil, foi celebrado na noite desta sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Salvador. A sessão especial idealizada pelo vereador Joceval Rodrigues (PPS) foi realizada no Plenário Cosme de Farias. Gerida pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, ligada à Arquidiocese de Salvador, a rádio tem alcance em metade dos municípios baianos.

“A Rádio Excelsior além de evangelizar, também faz um trabalho de informação, um trabalho jornalístico, um trabalho que faz com que o ouvinte possa se sentir mais cidadão, mais cidadã”, destacou Joceval. Católico, o vereador afirmou que cresceu ouvindo a emissora de forma “compulsória”, diante de uma tradição familiar. Ele ressaltou, ainda, a importância do comprometimento de todos os colaboradores. “Não é um trabalho, é uma missão”, definiu.

Destaque também dado pelo padre Aderbal Galvão de Souza, que considera os comunicadores, voluntários e funcionários o coração da rádio, cujo slogan é “A Voz do Senhor do Bonfim”. “Estamos aqui 75 anos depois e o sentimento é de gratidão. Dizem que a gratidão é a memória do coração, por isso, tenho gratidão a todos que nesses 75 anos construíram esta história”, disse aos presentes no Plenário, em sua maioria funcionários da emissora de diferentes épocas. Ainda segundo o padre, a Excelsior não é voltada apenas para o público católico. “É para a família baiana”, pontuou.
Padre Aderbal salientou ainda a abertura da Rádio para outros segmentos além do religioso, a exemplo de esporte e entretenimento.
 
Espírito solidário
 
Presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger enalteceu a comunicação como vetor de informação e evangelização além dos púlpitos da Igreja. “Vejo com muita alegria que estes 75 anos tenham chegado à nossa Igreja e ao nosso povo. A Excelsior ao longo desse tempo contribuiu para o espírito solidário das pessoas, através de diversas campanhas que foram promovidas e colaboraram para a evangelização”, frisou Dom Murilo.

A Rádio Excelsior da Bahia ocupa o 2º lugar na preferência dos ouvintes de rádio AM, figurando entre as 10 rádios mais ouvidas de Salvador e Região Metropolitana no ranking geral, de acordo com dados do Ibope Kantar Media. Compõem o seu nicho de comunicação a Rádio Excelsior FM 106,1 e a Rádio Excelsior Recôncavo, sediada em Cruz das Almas. A emissora carro chefe da Fundação Dom Avelar também é provedora de um jornal mensal, destinado aos sócios ouvintes, e está presente na internet através do endereço www.redeexcelsior.com.br, aplicativos para celulares e tablets e redes sociais, o que fez nascer a Rede Excelsior de Comunicação. Também integra a Rede Excelsior o canal da Rede Vida 12.1 HDTV em Salvador.