Política

GOVERNADOR RUI visita novo Couto Maia no bairro de Cajazeiras

Hospital mais amplo e mais moderno segundo dados da Secom GOV
Da Redação , Salvador | 27/06/2017 às 17:30
Governador visita obras do novo Hospital Couto Maia, em Cajazeiras
Foto: Manu Dias
 Na manhã de terça-feira (27) em Salvador, Rui fez a entrega da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Eládio Lasserre, também conhecido como Hospital de Cajazeiras. A iniciativa tem como objetivo qualificar e consolidar a unidade como referência de saúde na região mais populosa de Salvador. Em seguida, Rui visitou as obras de construção do novo Hospital Couto Maia, localizado na rua em frente ao Eládio Lasserre.

  
 
  
  isita obras do novo Hospital Couto Maia, que ampliará em 50% o atendimento aos baianos

No bairro de Cajazeiras, na capital baiana, um canteiro de obras anuncia o que será o novo Instituto Couto Maia (Icom), onde passará a funcionar o Hospital Couto Maia, que atualmente funciona no Monte Serrat, na Cidade Baixa. O equipamento será 20% maior que o existente, com expectativa de aumentar em 50% a assistência aos baianos. A unidade referência em doenças parasitárias e infectocontagiosa, como meningite, será ampliada e completamente renovada, prestando um atendimento ainda melhor aos baianos. 

  Em visita às obras, nesta terça-feira (27), o governador Rui Costa explicou a mudança de local. “Vamos instalar um sistema muito moderno de atendimento neste novo Couto Maia. O outro prédio onde funciona o hospital na Cidade Baixa é antigo e não atende as normas e as técnicas atuais, além de não ter infraestrutura para receber essas novas tecnologias disponíveis e que iremos implantar aqui, para tratar com mais qualidade os pacientes”, afirmou Rui, que, ainda nesta manhã, inaugurou dez novos leitos do Hospital de Cajazeiras.

O governador também adiantou que o novo Couto Maia ficará pronto em abril de 2017 e vai contar com 120 leitos. “Após a conclusão da obra, teremos um prazo de 60 dias para operação de teste e, em seguida, iniciamos a operação comercial. Esta é mais uma unidade hospitalar que iremos entregar ao povo da Bahia. Com isso, estamos fazendo diferença na saúde pública do estado, reforçando a rede hospitalar e ampliando leitos de UTI”, afirmou. 

Nova estrutura

O hospital vai contar ainda com centro cirúrgico, unidade de emergência e de urgência especializadas, ambulatório de hanseníase, serviço de apoio diagnóstico, espaço para ensino e pesquisa, além de outros serviços. Com cerca de 18% do cronograma físico e financeiro já executados, o hospital terá 3 pavimentos. 

A unidade vai ampliar a oferta de leitos em cerca de 30%, passando de 97 para 125, com 20 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo no estado a ser construído através de uma Parceira Público -Privada (PPP), o Couto Maia vai ampliar as instalações dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), além de contar com agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. Será implantado ainda o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e