Política

Aleluia vai pedir ao MP-BA inquérito sobre transporte intermunicipal

Ele quer também apuração sobre as condições de assinatura dos contratos de concessão
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 27/06/2017 às 19:35
Aleluia: investigação no transporte intermunicipal
Foto: Ascom do vereador

Uma investigação sobre a precária situação dos cerca de mil ônibus intermunicipais que circulam na capital baiana será pedida pelo líder do DEM na Câmara de Salvador, vereador Alexandre Aleluia, ao Ministério Público estadual. A fiscalização desse tipo de modal é responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

De acordo com o democrata os veículos “são verdadeiras latas velhas, com uma média de 12 anos de uso e que não oferecem o mínimo conforto aos usuários, que muitas vezes têm que fazer longas viagens”. O MP, acredita, pode verificar em que condições são feitos os contratos com as empresas concessionárias e qual a periodicidade para a renovação da frota.

A seu ver “não é possível que ônibus com tanto tempo de uso continuem circulando. É um completo desrespeito à população da capital e das cidades da Região Metropolitana que são atendidas”. Ele acusa os aliados de Rui Costa de “fecharem os olhos para as condições precárias dos veículos mantidos pela Agerba. Aliás, sucatear o transporte é especialidade deste governo. Os trens do Subúrbio são uma prova disso”.