Política

Câmara de Salvador aprova projeto que abole o uso de tração animal

Projeto aguarda sanção do prefeito e retirada dos animais será gradativa
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 26/06/2017 às 18:36
Ana Rita: Salvador sem carroças
Foto: LB

Dentro de pouco tempo a capital baiana não terá animais sendo utilizado para a tração de veículos na cidade. É o que propõe o projeto de lei da vereadora Ana Rita Tavares (PMB), aprovado pela Câmara de Salvador. De acordo com o texto os atuais condutores de cavalos e burros serão incluídos em programas de capacitação profissional para que exerçam outra atividade econômica.

Segundo a legisladora “esta medida representa também ação de combate ao subemprego, coíbe a condução desses veículos por crianças e adolescentes, flagrados em desobediência à legislação de trânsito e à legislação de proteção à infância e adolescência; reduz problemas de congestionamentos e acidentes causados por carroças; e proporciona melhores condições de limpeza e higiene das vias públicas, na medida em que não haverá mais animais defecando nesses espaços”.

Um dos objetivos da proposta é combater os maus-tratos, pois os animais são submetidos a práticas cruéis, como trabalhar acima de suas capacidades físicas, jornadas excessivas e sem acesso adequado à alimentação ou água, conduzidos em áreas de grande circulação, muitas vezes tombando nas ruas. Medida semelhante já foi tomada, em Porto Alegre em 2008.