Política

SÃO JOÃO vira grande negócio e aquece turismo e a economia no interior

São milhares de empregos temporários na época dos festejos juninos. Temer reúne reúne ministros no domingo.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/06/2017 às 19:14
Jorro, em Tucano, decorado com motivos juninos e fica para banho
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAS:

   1. Se na parte cultural o São João da Bahia derrapa e vive momento de decadência as secretarias de Cultura do Estado e dos municípios - salvo raras exceções - não enxergam isso e não apoiam as manifestações da cultura popular, os festejos juninos transformados em grandes showzões e até arrastões com trios elétricos como em Ubaitaba e Lauro de Freitas, esse lado mercantil da festa tem seu aspecto positivo na movimentação da economia, especialmente nas indústrias de alimentos e bebibas, e nos serviços.

   2. Os casos são notórios.O Arraiá do Cumbe, em Euclides da Cunha, é um exemplo disso. A cidade se veste de São João, o comércio fica agitado, a estrutura de apoio ao evento é enorme para abrigar 30 a 40 mil pessoas e tudo isso exige uma logística e gente trabalhando muito para atender os forrozeiros. 

   3. Serrinha, que não tinha SJ há 8 anos retomou com força total e montou uma infra enorme que empregou temporariamente mais de 300 pessoas. E assim acontece em vários outros municípios baianos. ninguém fala em crise nessa época e os politico que não apareçam nos palcos e fquem só nos bastidores.

   4. Estima-se que, neste periogo junino, só entre músicos e pessoal técnico de apoio, trabalhem mais de 3.000 pessoas considerando-se que a Bahia tem 417 municípios e em quase todos eles têm festejos juninos - São João e São Pedro. A rede hoteleira do interior fica lotada, a indústria de bebidas vende muito, há ainda uma indústria caseira artesanal de licores que também vende bastante, e tudo isso faz com que a roda da economia gire. 

   5. O governo do estado investiu R$8 milhões em bandas através da Bahiatursa e as Prefeituras e iniciativa privada mais tantos outros milhões - as Prefeituras nunca divulgam os números - e isso faz com que haja negócios em montagens de palcos, transporte, materiais eletrônicos, mesas de som, etc, uma parafernália que exige uma intensa mão de obra para montar, desmontar, transportar e assim por diante.

   6. O comércio informar é extremamente dinâmico, desde a venda de milhos assados na beira das estras, a venda de amendoins em milhares de pontos e feiras livres. Venda de milhos, venda de fogueiras, venda de laranjas, venda de chapéus, de todo tipo de produtos juninos, comestíveis e de deocração. As costureiras do interior e da capital não têm mãos para tantas encomendas de roupas e adereços juninos.

   7. O turismo também é aquecido em locais que passam por momentos de crise e sitios como Jedremoabo, Cipó, Jorro, Paulo Afonso ficam lotados. Nas bicas do Jorro, em Tucano, filas pafa tomar banho na água quente e sulfurosa. Estima-se que no sertão, nessa época junina, são abatidos mais de 2000 a 3000 bodes e carneiros para atender os visitantes e nativos nas festas.

   8. É isso: o São João virou um grande negócio, mas, não pode matar as tradições. Ainda bem que em  alguns locais tradições são msntidas e nós já comentamos aqui.
                                                                      ******
   9. presidente da República, Michel Temer, convocou para o início da noite deste domingo (25) ministros e líderes do governo para uma reunião no Palácio da Alvorada. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto não informou oficialmente.

   10. A reunião foi convocada às vésperas da provável apresentação de denúncia contra Temer pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com base nas delações de executivos da empresa JBS pelo crime de corrupção passiva. Para que a denúncia seja apreciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), necessita de autorização da Câmara dos Deputados.

   11. Para o encontro, a partir das 18h deste domingo, foram chamados os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Congresso, André Moura (PSC-SE).

   12. O prazo para o oferecimento da denúncia pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, termina na terça-feira (27), mas é possível que a peça seja protocolada nesta segunda (26).
A suspeita de corrupção é um dos pontos da investigação sobre Temer, que também inclui suposta prática de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa.

   13. Como a investigação da Polícia Federal ainda não terminou, é possível que denúncias sobre essas outras suspeitas ainda sejam apresentadas posteriormente pela PGR.

   14. Segundo o portal Globo.com, em sua defesa, Temer diz que "simplesmente ouviu" reclamações do empresário, sem conceder benesses do governo para ajudá-lo. O presidente tem negado todas as acusações dos delatores e afirmado que não renunciará ao mandato.

   15. Mais cedo, Temer se reuniu neste domingo com a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, e Moreira Franco. A pauta não foi divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

   16. Entre os dias 21 e 24 de junho, a Operação São João abordou 13.409 pessoas e 10.264 veículos, em fiscalização conjunta do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-BA) com a Polícia Rodoviária Federal ( PRF) e o Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv).

   17. No período, 2.675 notificações foram emitidas. Excesso de velocidade, dirigir usando o celular, licenciamento vencido e não usar cinto de segurança e capacete aparecem como as infrações mais cometidas. Dois carros roubados também foram identificados por meio do OCR, o equipamento que faz a leitura da placa do veículo, em conexão com a base de dados do Detran.

   18. As blitzes da Lei Seca aconteceram em Salvador e 19 municípios do interior do estado. Dos 1.937 condutores que fizeram o teste do bafômetro, 43 apresentaram estado de embriaguez e 36 se recusaram a soprar o aparelho. 

   19.  governador Rui Costa nomeou 26 novos servidores para os cargos de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do quadro de pessoal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O decreto de nomeação será publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (23).

   20. A Sema irá contar com seis especialistas aprovados em concurso. Já para o Inema, serão direcionados 15 especialistas e cinco técnicos. O certame, realizado em janeiro de 2013, contou com 5.570 inscritos e ofertou 179 vagas para as funções, com oportunidades para candidatos de nível superior e médio. Esta é a sétima convocação feita para este concurso desde a sua homologação, em julho de 2013, e a segunda no governo Rui Costa. Até maio deste ano, 185 novos servidores foram nomeados.

   21. No biênio 2012-2013, o Governo do Estado autorizou uma série de concursos públicos como parte de sua política de renovação do quadro de pessoal por meio do provimento de cargos efetivos, incluindo, também, certames para a Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Superintendência de Estudos de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Educação e Procuradoria Geral do Estado (PGE), totalizando 3.255 vagas. 

   22. Uma ação proativa de policiais militares da 58ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento ostensivo na região de Cosme de Farias, devolveu a alegria para uma família do bairro do Uruguai, em Salvador, nesta sexta-feira (23).
 
    23. Portadora do mal de Alzheimer, uma idosa de 89 anos foi encontrada pela guarnição nas proximidades do Largo dos Paranhos por volta das 22 horas e disse aos policiais que se distanciou da própria residência sem saber como retornar.
 
   24. Encaminhada para a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, no Vale dos Barris, a senhora deu pistas sobre o endereço de sua residência, que foi encontrada pelos policiais militares, na rua Belonita, no bairro do Uruguai. De acordo com a sobrinha da idosa, Maria Bonfim dos Santos, a família iniciou as buscas às 14 horas, quando notou o desaparecimento.