Política

Ouvidoria da CMS encontra problemas no funcionamento de sete CAPs

No CAPs de Itapuã há também dificuldade no transporte dos pacientes
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 22/06/2017 às 19:47
Suíca: ouvidor geral da CMS
Foto: Ascom do vereador

Quantidade insuficiente de psiquiatras e farmacêuticos para atender a demanda de pacientes foi o principal problema encontrado pela Ouvidoria da Câmara de Salvador nas visitas técnicas feitas aos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) da cidade, a última delas realizada nesta terça-feira (20), no CAPS Franco Brasaglia, em Itapuã.

O mais grave da unidade é que ela recebe a maior quantidade de pessoas atendidas pacientes dentre as sete já visitados pelo órgão. No total são 2.400 matriculados, 1.400 dos quais ativos.

Apesar da estrutura física estar em boas condições há reclamações quanto à disponibilidade do carro para atividades externas. Uma Kombi é utilizada para o transporte três vezes por semana no suporte ao CAPS e à sua residência terapêutica. Além disso leva os usuários ao médico para consultas ou internações, faz compras para essa casa e apoia toda a logística.

Outra queixa é sobre da farmácia, aberta apenas em dois dias da semana. A coordenação do CAPS informou que o local está passando por reformas para atender a demanda dos usuários da região.