Política

Muniz critica cortes em manifestações populares e culturais

Senador alerta para importância da economia criativa em tempos de crise
Roberto Muniz , da redação em Salvador | 20/06/2017 às 19:42
Waldemir Barreto
Foto: DIV
“Em nome da crise, alguns gestores encontraram um novo culpado: a culpa agora é da alegria”, alertou o senador Roberto Muniz (PP-BA), ao citar os casos de contingenciamento e corte recentes de recursos públicos nas festas populares. Cintando o caso do Carnaval do Rio de Janeiro e dos festejos de São João no Nordeste, Muniz pediu o bom senso e destacou a importância da economia criativa na geração de emprego, renda e na promoção do desenvolvimento regional. 

“Não parece inteligente pensar que cortar recursos para as manifestações culturais irá solucionar a crise brasileira”, criticou, durante discurso na tribuna do Plenário do Senado nesta terça-feira (20). O senador defendeu a atividade cultural como forte promotora para a criação de eventos econômicos e lamentou que esse debate de busca de culpados tenha chegado nos festejos juninos e na preparação do próximo Carnaval em vários estados.

“Vários prefeitos estão impelidos a não realizar a Festa Junina, ora por causa da crise econômica, ora pela pressão da mídia, ora do Ministério Público e, estimulados por estes, grande parte da população. Alguns municípios baianos já anunciaram o cancelamento da festa”, afirmou.

Ao concluir, Roberto Muniz propôs melhor debate sobre os gastos públicos: “Já fui prefeito e sei que devemos tratar o tema com muita seriedade. Com a seca que passamos no Nordeste, por vezes uma festa junina é o alento para a geração de emprego e renda para alguns da comunidade nordestina. Quanto ao tamanho da festa, claro, cada gestor deverá encontrar o seu equilíbrio orçamentário e tratar os recursos com a responsabilidade necessária, buscando assim a melhor forma de realização”.