Política

CRISE DA CARNE pode levar MAGGI a ser o nome do PP a presidente 2018

A capital baiana está próxima de receber o primeiro cemitério público para animais. Já aprovado na Câmara Municipal e aguardando apreciação do prefeito ACM Neto para implantação
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/03/2017 às 17:38
O 'pinguim' Blairo Maggi está dando show de bola na crise da carne
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Operação Carne Fraca da PF causou um terremoto no mercado brasileiro deste produto, um dos mais importantes da Balança Comercial, ação importante, válida, pertinaz da PF, e o governo está conseguindo recompor os estragos causados graças ao ministro da Agricultua, Blairro Maggi, experiente empresário de Goiás, o qual foi para a linha de frente, defendeu a carne com 'garfos e facas' e se conseguir debelar a crise, mais rápido do que se esperava, emerge como figura nacional para a balança politica de 2018.

   2. Se o PP, sempre partido de segunda linha, antes não tinha um nome para presidente da República, se Maggi resolver a parada da carne, eis o nome. Hoje, ele confirmou que a China reabriu o mercado para importação de carne brasileira. Também neste sábado, o ministro da Agricultura do Egito anunciou a retomada da importação de carne brasileira, mas ressaltou que os carregamentos de navios estarão sujeitos a inspeção tanto na saída quanto na chegada do país. 

   3. Outro país a liberar a entrada dos alimentos hoje foi o Chile, que manteve a restrição apenas aos 21 frigoríficos investigados pela PF. 

   4. Os desembaraços aduaneiros na China, que estavam suspensos,  serão retomados a partir da segunda-feira, com algumas restrições. Serão bloqueados os produtos fabricados na SIF350, planta da JBS localizada na Lapa, no Paraná. Além disso, também ficaram retidos os produtos que tiverem os certificados assinados por pessoas investigadas. "São sete fiscais que têm problema, e todas as cargas que eles assinaram estão suspensas. O resto está liberado", explicou.

   5. Para Maggi, a liberação da China "era uma batalha importante" devido à influência sobre outro mercado. "Acho que Hong Kong, como é um entreposto, tem muito mercado com a China. Se a China nos liberou, não tem porque eles nos manterem suspensos. Foi importante por todo o trabalho que foi feito essa semana."
 
   6. O presidente Michel Temer distribuiu nota oficial neste sábado, 25, para comentar a reabertura da China à carne brasileira. "A decisão do governo da China de reabrir o seu mercado à proteína animal produzida no Brasil é o reconhecimento da confiabilidade de nosso sistema de defesa agropecuária", disse o presidente, para quem, "o País construiu grande reputação internacional neste segmento".

   7. Temer ainda avaliou que o posicionamento chinês confirma todo trabalho de esclarecimento "levado a termo" pelo governo brasileiro nestes últimos dias, após a deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, que revelou esquema crimonoso de pagamento de propina e liberação irregular de licenças envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e frigoríficos.

   8. "Agradecemos o gesto do governo do presidente Xi Jinping. Temos uma parceria que gerou muitos frutos e, com certeza, muitos ganhos ainda teremos com a sólida relação bilateral entre nossas nações", afirmou Temer na nota. "Estamos plenamente confiantes que outros países seguirão o exemplo da China".

   9. Desta feita orientaram Temer.
                                                                           ******
   10 .  Mais 16 municípios baianos receberam novas viaturas e equipamentos para as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militares da Bahia. Um  reforço no trabalho e aumento na agilidade do atendimento à população do interior do estado. Foram mais de R$ 3,5 milhões investidos em veículos novos e mais modernos, de modelos como Rangers, Spins, motocicletas, além de Base Móvel da PM. 

   11. A entrega aos delegados titulares do interior e de comandantes de companhias, batalhões e grupamentos beneficiados foi realizada pelo governador Rui Costa, na manhã deste sábado (25), durante sua passagem pelo município de Cícero Dantas, no nordeste baiano.
 
   12. Ao todo, foram 21 viaturas para a Polícia Civil e 12 para a PM, além de veículos para os Grupamentos de Bombeiros Militares (GBM) de Juazeiro (9º GBM) e Paulo Afonso (15º GBM), incluindo equipamentos para salvamento e resgate de vítimas, aumentando a qualidade do serviço em cidades como Cícero Dantas, Cipó, Jeremoabo, Parapiranga, Canudos, Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Rodelas.

   13. O Partido dos Trabalhadores de Serrinha, município localizado a 198 km da capital baiana, promove neste domingo (26/03), a Plenária Territorial da Chapa Muda PT, que vai acontecer no Espaço Aberto Recepções às 8:30 da manhã. 
 
   14. Militantes do partido, lideranças da Região do Sisal e parlamentares estarão presentes no evento para reafirmar apoio à chapa estadual, que tem à frente o deputado federal, Waldenor Pereira. O parlamentar defende a ampliação do diálogo com a militância e a reaproximação com as bases do partido.  

   15. As eleições internas do PT estão marcadas para o dia 9 de abril, quando os filiados votarão para eleger as direções municipais e as chapas de delegados ao congresso estadual, que está marcado para os dias 4,5 e 6 de maio.

   16. Waldenor já saiu candidato eleito. Não tem conrorente à altura. Vai ser a eleição mais fácil no PT.

   17. Excelente o Globo Repórter com José Raimundo sobre a Baía de Todos os Santos apenas com uma derrapagem histórica. Nunca houve surra de cansanção em soldados portugueses em Itaparica, muito menos heroina, e muitos menos queima de navios. A 'guerra' em Itaparica, que não houve, foi de cerco. 

   18. Madeira de Melo não perdeu nehnum dos seus 33 navios que possuia e no dia 2 de Julho, na madrugada, embarcou seus homens e comerciantes portugueses no Porto de Salvador e zarpou para Portugal. Lima e Silva entrou na cidade pela Estrada da Liberdade sem dar um tiro. E o almirante Crochane, com sua flotilha em Morro de São Paulo, nunca atacou Madeira. Diz que perseguiu os navios quando já estavam na altura de Itapuã.

  19. Fomentar a produção por meio da qualificação e capacitação de produtores baianos. Essa é uma das missões do Escritório Bahia Criativa, que funciona nas instalações do Forte do Barbalho, em Salvador, e tem realizado cursos e consultorias, de forma gratuita, para produtores, sendo pessoas físicas ou jurídicas. 

   20. Ideal para quem deseja, por exemplo, inscrever seus projetos em leis de incentivo e programas como o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que está com inscrições abertas e vai destinar, somente em 2017, R$ 15 milhões para patrocinar iniciativas culturais de todos os segmentos. um oportunidade de se qualificar sem custos, que pode abrir portas para negócios culturais. 

   21. Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Bahia Criativa foi pensado para produtores e empresas que desejam ter acesso a editais, programas e leis de incentivo, e precisam apresentar seus projetos para grandes empresas. 

   22. Pensando nisso, o escritório oferece atividades de formação como palestras, oficinas, e cursos de média e curta duração, além de assessoria técnica, via consultorias individuais ou coletivas. Entre os temas abordados estão elaboração de propostas, enquadramento de projetos, captação de recursos, prestação de contas e marketing cultural, tudo gratuitamente.

   23. A entrega de repelentes para gestantes do Bolsa Família em Salvador iniciou no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (CUIDAR), situado na sede da SEMPS, na Rua Miguel Calmon, no Comércio. No entanto, nos três primeiros dias da estratégia, apenas 63 gestantes buscaram o serviço para retirada do produto. Número muito abaixo d0 esperado pela gestão, que era de 500 mulheres por dia. 

   24. “É muito importante que as gestantes verifiquem a programação para recebimento dos repelentes e compareçam à sede da Semps, sempre no período da tarde, das 13h às 17h. A procura ainda é pequena, por isso estamos intensificando a divulgação para a comunidade por meio dos veículos de comunicação e dos agentes comunitários nos bairros”, alerta Adriana Miranda, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

   25. O PPS de Salvador e Região Metropolitana estará reunido na sexta-feira, 31 de março, no auditório da Câmara de Vereadores de Salvador. O evento acontecerá a partir das 8h e será etapa preparatória para os congressos municipais do Partido. 

   26. No encontro, filiados ao PPS nos municípios de Camaçari, Candeias, Dias Dávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, entre outros, trocarão experiências e farão uma análise de questões locais, regionais, nacionais e globais.

   27. A capital baiana está próxima de receber o primeiro cemitério público para animais. Já aprovado na Câmara Municipal e aguardando apreciação do prefeito ACM Neto para implantação, o projeto de autoria da vereadora Marcelle Moraes (PV) tem gerado polêmica. Um dos argumentos contrários à construção do equipamento destaca que o cemitério não é prioridade nas políticas públicas de atenção aos pets. 

   28. "Estamos falando de um problema de saúde pública. Muitas famílias se deparam com a falta de recursos e de locais adequados à destinação dos restos mortais dos seus animais e fazem o descarte em locais indevidos ou de maneira inapropriada, como nos lixos comuns, o que oferece riscos à saúde humana", rebateu a parlamentar. 

   29. Marcelle destaca ainda os incentivos às políticas públicas resultantes do trabalho realizado por ela e pelo irmão, o deputado estadual Marcell Moraes (PV, como a implantação do Castramóvel, o SamuVet e a primeira clínica veterinária de atendimento popular, Clinicão.