Política

SECA NA CAPITAL: Gansos e patos são salvos em lagoa no bairro Pituba

Morre Antonio Pedro dos Santos, o Russo, da TV Gloibo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/01/2017 às 22:56
SOS a gansos e patos
Foto: BJÁ

MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Uma força-tarefa formada pela vereadora Ana Rita Tavares (PMB), pelo vice-prefeito Bruno Reis, pelo Secretário João Roma, e moradores do local, com os equipamentos cedidos pelo diretor do Zoológico de Salvador, o veterinário Vinícius Dantas, resgatou, nesta sexta-feira (27), 20 gansos e 16 patos que viviam na Lagoa dos Patos, no bairro da Pituba.

2. Os animais estavam sendo ameaçados pelo baixo nível de água verificado naquele importante manancial, que sofre com secas seguidas nos últimos anos.

3. A Lagoa dos Patos já foi habitat de diversas espécies nativas, como peixes, cobras e até um jacaré. Mas, nos últimos anos, somente as 36 aves sobreviviam em meio a pouca água esverdeada, lama e folhas.

4. Ao tempo em que encaminho nota da Presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, me apresento como assessor de Comunicação dessa Casa Legislativa

5. Sou jornalista profissional, formado pela EBC/Facom da UFBA, com experiência em jornalismo impresso (A Tarde), televisivo (Tevês Bandeirantes e Bahia) e assessoria de comunicação (Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Secom Bahia e Câmara de Salvador, dentre outras atividades). Alberto Freitas

6. O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, Alexandre Aleluia, apresentou projeto de indicação no qual propõe que o município regularize a propriedade de imóveis contruídos sobre lajes. O chamado "direito real de laje" deve beneficiar muitos proprietários desses tipos de imóveis na capital baiana.

7. O direito real de laje consiste na possibilidade de coexistência de unidades imobiliárias autônomas de titularidades distintas situadas em uma mesma área, de maneira a permitir que o proprietário ceda a superfície de sua construção a fim de que um terceiro edifique unidade distinta daquela originalmente construída sobre o solo, conforme Medida Provisória editada em 2016 pelo Governo Federal.

8. "Após a MP, cabe aos municípios realizar a regularização", disse Aleluia. A MP ainda aponta que a regularização deve ocorrer quando o acesso aos imóveis do térreo e sobre a laje forem independentes. "O acesso ao imóvel superior não deve ocorrer por dentro do outro", explica.

9. "A regularização dos imóveis situados na 'laje' trará aos indivíduos o acesso ao direito de propriedade, que é uma garantia fundamental da Constituição Federal", acrescentou o democrata. Além disso, ressalta, a regularização agregará valor aos imóveis, o que configurará aumento de capital circulando na economia.

10. "Esta indicação é extremamente benéfica, já que permitirá uma melhor organização fundiário em Salvador e, consequentemente, aumento de arrecadação. Essas unidades também passarão as constar como alvo da prestação de serviços da prefeitura", comentou Aleluia, no projeto.

11. O líder do DEM ainda acrescenta que os donos dos imóveis poderão conseguir crédito, dando o imóvel como garantia. "Muitas instituições financeiras negam crédito a quem não tem endereço fixo", apontou o vereador.

12. Antônio Pedro de Souza, o Russo, que foi assistente de palco da TV Globo, morreu na manhã deste sábado, 28, no Rio. Russo, de 85 anos, estava internado há uma semana no hospital Mário Lioni, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

13. A neta de Russo, Bruna Bergamini, contou que o avô sofreu uma embolia pulmonar. "Ele foi internado há uma semana com pneumonia. Estava apresentando melhoras. Foi internado no CTI e depois sofreu uma embolia pulmonar. Fomos informados hoje de sua morte", contou Bruna.

14. Segundo ela, há dois anos Russo está separado da mulher, Adriana Mello. Ele estava com Mal de Alzheimer e por necessitar de cuidados, morava com a filha, Fernanda. "Meu avô estava muito debilitado e precisava de ajuda para andar e comer", contou ela, que ainda afirmou que o avô não reconhecia mais algumas pessoas por conta do Alzheimer. "“Em casa, ele lembrava mais das pessoas do passado. A gente que cuidava, que estava mais presente, ele lembrava fisicamente, mas não lembrava o nome”, contou
.
15.  velório e enterro de Russo será no domingo, 29, no cemitério de Xerém, na Baixada Fluminense. As informações foram confirmadas em nota pelo hospital onde ele esteve internado. "O Hospital de Clínicas Mário Lioni informa que o Sr. Antônio Pedro da Silva Souza (Russo) faleceu na manhã deste sábado devido a complicações decorrentes de infecção pulmonar. O velório será amanhã, 29/01, a partir de 9h, com sepultamento às 11h45, ambos no Cemitério de Xerém, em Duque de Caxias."

16. Em Salvador, os presidentes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celestino Zanella e Júlio Cézar Busato, respectivamente, cumpriram, na última sexta-feira (27), uma maratona de reuniões, em várias pastas estaduais.

17. No Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a pauta foi as outorgas de água e o projeto de melhoria no sistema de monitoramento dos rios Branco, de Janeiro, de Pedras, Borá, de Ondas e Mosquito, onde os irrigantes da região pretendem instalar mais 12 unidades fluviométricas, com o intuito de acompanhar as vazões desses rios, todos afluentes do Rio Grande. O objetivo é otimizar o uso de suas águas, evitando, assim, o desperdício e prevenindo a escassez hídrica. O presidente da Aiba acredita que os produtores rurais podem contribuir com a Sema e o Inema, fornecendo dados precisos.

18. "Com certeza, ações como esta, desenvolvidas conjuntamente, podem trazer maior transparência sobre a real situação dos rios, além do controle no uso das águas. Nós, irrigantes, somos os principais interessados em preservar os rios, pois dependemos dele para sobreviver e também para gerar emprego e renda", defendeu Zanella.

19. Já na Seinfra, os representantes do agronegócio baiano tiveram uma audiência com o secretário Marcus Cavalcanti, com quem discutiram sobre os projetos das estradas que cortam a região Oeste. Recentemente, o titular da pasta, acompanhado do governador Rui Costa, entregou um trecho da BA 225, na região da Coaceral, mas os agricultores reivindicam melhorias em outros trechos de rodovias, além da construção do rodoagro para interligar ao Anel da Soja.

20. Após o Encontro Estadual Muda PT realizado no dia 14 de janeiro, forças do campo político ‘Mudar Pra Valer’ se reuniram na manhã deste sábado (28) para discutir estratégias e traçar metas para ampliação da participação dos militantes nas principais decisões do partido.  Entre as deliberações, o afunilamento de dois nomes para representar o grupo no Processo de Eleições Diretas (PED) do diretório em Salvador.

21. Para disputar o comando da legenda na capital baiana, foram aprovados os nomes de Marcos Gêmeos e Jéssica Sinai para representar o campo político no PED. Os integrantes do grupo têm até o dia 4 de março para dar continuidade ao processo de debates e escolher o nome para capitanear o projeto.

22. A necessidade de a legenda retomar a capacidade de mobilização para o enfrentamento de ações racistas, homofóbicas, machistas, patriarcais e capitalistas foram encaradas como “pontos cruciais” pelos participantes do encontro.

23. A importância de a direção partidária estar afinada com os anseios da população e com a abertura para o diálogo democrático foi destacada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA).

24. “Se nós conseguirmos fazer com que os diretórios municipais e estadual voltem a ser as instâncias das decisões partidárias, já estaremos um dando um passo fundamental. O amplo diálogo pode dar a oxigenada necessária para implementar as mudanças que tanto precisamos nas relações com as zonais, com os núcleos, e para que o partido tenha, efetivamente, espaço democrático de participação”, declarou Jorge Solla.

25. Na mesma linha, o deputado estadual Marcelino Galo conclamou os militantes para um debate sobre a desigualdade social.  “O PT não vai mudar sem mudar o patamar da luta de classe nesse país. O PT perdeu a perspectiva da luta de classe. Estamos na época da crise do capitalismo. O partido não pode, em momento algum, deixar de ter em vista que é uma instituição popular”, argumentou.

26. Também presente no encontro, o ex-deputado Yulo Oiticica alertou para o perigo de alianças com quem apoiou o golpe no Brasil. “Para implementarmos as mudanças necessárias, precisamos de autocrítica. O Muda PT de verdade cabe a cada um de nós. O que podemos fazer em cada espaço de debate para transformar o PT? Se cada militante, individualmente, não pensar nisso, não termos, de fato, as mudanças”, pontuou.