Política

Gilmar Santiago critica extinção da linha de ônibus Narandiba-HGE

Segundo o petista os bairros já sofrem com a insuficiência do transporte público
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 07/12/2016 às 18:38
Gilmar: contra a extinção de linha de ônibus
Foto: LB

A extinção da linha de ônibus Narandiba-HGE, que atende aos bairros de Vila Laura, Luis Anselmo e Santa Tereza, anunciada pela Prefeitura, foi criticada pelo vereador Gilmar Santiago (PT), procurado pelos moradores das três localidades.

Segundo ele os três destinos já sofrem com a insuficiência do transporte público, pois contam com apenas quatro linhas, além do roteiro que seria eliminado: Vale do Matatu, Lapa e Pituba. Aos domingos e feriados só têm ônibus para a Lapa e nos dias úteis a espera por um coletivo é de uma hora, em média. Os carros que rodam para a Pituba estão sempre lotados porque servem a todo o bairro de Brotas.

“Com a retirada do Narandiba-HGE os moradores perguntam à prefeitura como ficarão os trabalhadores e estudantes que dependem da linha para irem ao Iguatemi, Pernambués e UNEB? Os pacientes que precisam ir ao médico ou ao hospital? E quem precisa resolver pendências, ter um momento de diversão e até mesmo para chegar à Estação do Metrô?”, questiona o petista.

Ainda conforme os moradores a justificativa do Município para extinguir a linha e não reforçar as outras é que Vila Laura, Luís Anselmo e Santa Tereza são bairros de classe alta. O legislador, porém, lembra que nessas localidades existem comunidades de baixa renda, condomínios com famílias de classe média e baixa, com muitos trabalhadores e estudantes dependentes do transporte público.