Política

CMS promove sessão especial sobre câncer de mama em Cajazeiras VIII

Evento foi requerido e presidido por Aladilce Souza
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/10/2016 às 22:03
Aladilce Souza
Foto: LB

O câncer de mama foi o assunto da primeira sessão especial realizada pela Câmara de Salvador no bairro de Cajazeiras VIII (no Jardim das Mangabeiras) na noite dessa quarta-feira, 26. Requerida e presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), dentro da programação do Outubro Rosa, a atividade teve como palestrante a enfermeira Cândida Pimentel, técnica da área de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que explicou os sintomas, detecção e tratamento do câncer de mama.

Além dela, Kelly Braga, representando a Secretaria Municipal de Saúde, informou sobre os serviços disponíveis na rede para a população; e Natália Gonçalves, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), falou sobre a importância do auto cuidado, bem como do estabelecimento de relações solidárias e construtivas no enfrentamento aos problemas de saúde.

Prevenção

“Mais de 90% dos casos de câncer de mama têm cura quando há diagnóstico precoce e tratamento correto. Essa informação evidencia que garantir os meios de prevenção ainda é o melhor remédio”, alertou Aladilce Souza. Segundo ela, é importante discutir com as mulheres as ações de prevenção da doença e como a mobilização social pode ajudar nessa corrente.

Dezenas de mulheres lotaram o auditório da ONG Visão Mundial, atentas às exposições e depoimentos. Entre elas estava Dalva Alves, da Associação de Mulheres 8 de Março (Assomu), que contou ter vencido a doença graças à descoberta e tratamento precoces.

O subprefeito de Cajazeiras, Alan Muniz, a gerente da Unidade Básica de Saúde de Cajazeiras III, além de coordenadores da ONG Visão Mundial e diretoras da Assomu prestigiaram o evento.