Política

PRESIDENTE TEMER quer encontro com Renan Calheiros e Carmen Lúcia

Situação tensa em Brasilia
Da Redação , Salvador | 25/10/2016 às 18:30
Na posse de Carmen Lúcia, no STF, Temer e Renan
Foto: DIV
Para tentar quebrar o clima de tensão instaurado nos últimos dias nos três poderes, o presidente Michel Temer costura nos bastidores a ideia de unir, num mesmo evento, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. 

Os três protagonizaram, nos últimos dias, trocas de farpas públicas após a operação da Polícia Federal nas dependências do Senado na última sexta-feira, que prendeu o diretor da Polícia Legislativa do Senado e outros três servidores.

Em resposta à presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta sexta-feira que “faltou reprimenda” ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira por ele ter, segundo as palavras de Renan, “usurpado a competência do STF” ao autorizar a prisão de quatro policiais legislativos na Operação Métis, deflagrada na última sexta-feira. O bate e rebate entre os poderes judiciário e legislativo começou ontem, quando Renan Calheiros chamou Oliveira de “juizeco”.

BLOG DO MORENO

Os chefes dos poderes Executivo e Legislativo ainda estão a espera da resposta da presidente do Supremo, Cármen Lúcia, sobre a proposta de Renan Calheiros de uma reunião entre eles amanhã para tentar desanuviar a crise provocada pelo destempero do próprio presidente do Senado, ao condenar a ação da Polícia Federal sobre a Polícia Legislativa.

Para que eles não esperem muito, este blog antecipa: Cármen Lúcia vai declinar do convite porque sua agenda está muito cheia amanhã: começa com café da manhã., depois reunião-almoço na Nunciatura e, às 14 horas preside julgamentos importantes, como o da desaposentação.

Ela vai se encontrar com o Renan sim, mas na reunião geral de sexta, com Alexandre de Moraes e o comando da PF, sobre a questão de segurança pública, que terá também Temer, Rodrigo Maia, Jungmann, Serra e OAB.