Política

DEPUTADO diz que em Conquista, SESAB escolhe quem vai viver e morrer

Veja denúncia do deputado no plenário da Assembleia Legislativa
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/10/2016 às 18:07
Deputado Luciano Ribeiro comenta sobre a saúde pública na Bahia
Foto: BJÁ
   O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 25, que a diretora geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Marilene Ferraz Barbosa, e o diretor técnico do HGVC, Geovani Moreno Santos Júnior (Cremeb 13.684), da Secretaria Estadual de Saúde, baixaram uma portaria (50/2016) estabelecendo que, "em decorrência da Superlotação do Pronto Socorro do HGVC, em consonância com o que foi preocnizado com o MP/BA e Conselho Regional de Medicina, determina a restrição aos atendimentos a pacientes em emergências clínicas e cirúrgicas de classificação de risco vermelho".

   A portaria classifica de risco vermelho "diagnóstico de traumatismo craniano encefálico (TCE), moderado e grave; tramatismo raquimedular (TRM), fratura exposta, obstrução vascular aguda, traumas vasculares e equivalentes em complexidade e inequívocas patologias cirúrgicas agudas oriundas de trauma ou infecção". A portaria foi assinada e passou a valer a partir de 21 de outubro.

   Para o deputado Luciano trata-se de uma situação absurda, "uma falta de compromisso com a saúde pública por parte do governador do Estado, e a edição de uma portaria desse nível estabelece, oficialmente, quem vai viver e quem vai morrer se precisar da emergência do Hospital de Base de Conquista".

   Entende o parlamentar que esse é o reflexo do governo Rui Costa, "o qual criou um marketing de gestor ágil e eficiente e não é nada disso, pois, o que vemos é exatamente o contrário diante do HGVC, de dezenas de obras paralisadas no Estado e do desabamento do Centro de Convenções da Bahia". 

   O parlamentar do DEM comentou, por fim, que o governador ainda foi a Conquista, na última segunda-feira, entregar uma sala de raio X.

   Na defesa do governador, a deputada Luiza Maia (PT) disse que Rui não é produto de marketing e sim "um governador que trabalkha muito".