Política

Ana Rita Tavares vai a Brasília e reafirma que vaquejada é crueldade

Vereadora vai promover um debate com prefeitos baianos para esclarecer efeitos da decisão do STF
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 25/10/2016 às 19:25
Ana Rita participa de programa na TV Assembleia
Foto: Ascom da vereadora

“Depois que o Supremo decide, os que lucram às custas da exploração dos animais buscam afrontar a última palavra da mais Alta Corte de Justiça do país. Vaquejada é sofrimento e agressão aos animais”. A declaração é da vereadora e ativista dos direitos dos animais, Ana Rita Tavares (PMB), que participa em Brasília de uma série de compromissos sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em declarar sua prática inconstitucional.

A decisão do STF tomou como base o parecer médico-veterinário emitido pelas veterinárias Irvênia Luiza de Santis Prada e Vania Plaza Nunes, ambas da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL). A medida mobilizou todo o Nordeste do Brasil, concentrando em Brasília, vozes contra e a favor da competição onde os vaqueiros derrubam os bois puxando-os pelo rabo.

Ao chegar à Câmara dos Deputados a edil se reuniu com o Deputado Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais; com a presidente da Rede de Mobilização pela Causa Animal de Lauro de Freitas (Remca), Graça Paixão, e o presidente da União das Entidades Protetoras de Animais da Bahia (Unimais) Carlos Ferrer, durante a sessão da Comissão de Meio Ambiente. Às 14 horas foi realizada uma audiência pública sobre o assunto.

A legisladora viajou na segunda-feira à tarde, depois de participar da gravação do programa Espaço Livre, da TV Assembleia. Na ocasião, a parlamentar debateu o tema com o deputado estadual Eduardo Salles e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Heron Santana. O programa, apresentado pela jornalista Aureni de Almeida, vai ao ar nesta quinta-feira, 27, às 17 horas, com reprises durante a programação da TV Assembleia, transmitida via Internet e em sinal fechado, através do canal 16, da SIM TV.

Esclarecendo dúvidas

Advogada por formação e auditora jurídica do Estado da Bahia, Ana Rita faz um alerta aos prefeitos de cidades do interior que pretendem realizar vaquejadas em seus municípios. Ela anunciou a realização de um debate para esclarecer sobre os efeitos práticos da decisão do STF, suas causas e efeitos, punições e inconstitucionalidades cometidas, tanto por organizadores do evento quanto gestores públicos.

Segundo ela serão reunidos representantes de 72 ONGs de proteção animal, que integram a União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia (Unimais), criada por ela em 2011, antes mesmo de se tornar vereadora. “O objetivo é fazer um grande evento para fortalecer o nosso movimento de combate à realização de vaquejadas, alertando também os prefeitos para as consequências jurídicas que advirão para eles caso apóiem e fomentem essa coisa primitiva proibida pelo STF”, afirma.