Política

OPOSIÇÃO vai às ruínas do CCB e quer CPI para apurar os milhões gastos

Oposição quer saber quem será responsabilizado por tamanho prejuízo ao turismo e ao Estado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/10/2016 às 16:06
Dez deputados da Oposição em frente ao CCB interditado
Foto: BJÁ
  Dez deputados da Oposição ao governo do Estado na Assembleia Legislativa estiveram no Centro de Convenções da Bahia (CCB) nesta tarde de segunda-feira, 24, para verificar 'in-loco' o desabamento do equipamento turístico e motraram à imprensa requerimento para colher assinaturas de uma provável Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a ser instalada no plenário da ALBA. 

   Para isso é preciso 21 assinaturas e a disposição da Mesa Diretora da Casa em instalar a CPI. Sem esses dois pré-requisitos a CPI 'morre na praia'. A liderança da Oposição acha que a CPI é viável por ser apartidária de interesse geral da sociedade baiana.

   Para o líder da Oposição, deputado Sandro Régis (DEM) o que aconteceu com o CCB é "um desrespeito à população da capital, prejuizos imensos ao turismo e dinheiro público gasto numa reforma que consumiu milhões e deu em desabamento". 

   Régis entende que não há "pré-julgamento, mas, a sociedade quer saber o que aconteceu com o CCB e quem será responsabilizado pelo prejuizo", frisou.

   O líder do governo na Casa, deputado Zé Neto (PT) disse ao Bahia Já que uma CPI sobre o CCB "não tem o menor sentido". Já o líder do PT na ALBA, deputado Rosemberg Pinto, defendeu o governo no plenário da Casa destacando que os problemas do CCB são antigos e não se pode imputar a esse ou outro governo qualquer culpa. 

   Para o deputado Adolfo Viana (PSDB) os responsáveis pelo desmoronamento do CCB são os governadores Jaques Wagner e Rui Costa que não promoveram as manutenções necessárias, mesmo diante solicitações de vários órgãos, inclusive da Setur nas épocas de Domingos Leonelli e Nelson Pelegrino.

   Na visão do deputado Pablo Barroso (DEM), o CCB é "o retrato do governo Rui Costa que imprime um retrocesso no turismo baiano. Deixando de lado a criminalidade que assola a Bahia e assusta qualquer grupo turístico, o governo gastou milhões numa reforma que desabou enquanto o governador faz marketing carnavalesco exaltando o turismo baiano". 

   Segundo Barroso, o governador não tem "olhar cuidadoso e este mesmo governo petista já gastou R$90 milhões em estudos de uma obra que nunca saiu do papel, a ponte Salvador-Itaparica".