Política

90 anos de Waldir Pires são comemorados pela CMS e pela sociedade

Missa, medalha, título de doutor e sessão especial fazem parte das homenagens
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 24/10/2016 às 19:03
Missa e homenagem no Mosteiro de São Bento
Foto: Valdemiro Lopes

Os 90 anos de idade do vereador Waldir Pires (PT) estão sendo comemorados por seus colegas na Câmara de Salvador na última sexta-feira, 21. No próximo dia 10 de novembro a CMS fará uma sessão especial em sua homenagem, às 19 horas, requerida por Edvaldo Brito (PSD) e pelo presidente Paulo Câmara (PSDB).

O tucano destacou os cargos exercidos pelo petista: governador da Bahia, ministro da Previdência, da Defesa e da Controladoria-Geral da União, secretário estadual e deputado federal. “Ele dignificou a Casa. Tenho muito orgulho de ser seu colega e poder conviver com esta figura política tão importante para Salvador, a Bahia e o Brasil!”, afirmou.

Para o líder do governo, Joceval Rodrigues (PPS), a presença do aniversariante nesta legislatura “engrandeceu os debates na Câmara; ele teve uma gentileza muito grande com os colegas mais novos transmitindo um pouco de sua experiência e sendo sempre muito acolhedor. Ser colega dele nos deixa marcado e agradecido”.

Na opinião da líder da bancada do PT, Vânia Galvão, foi uma honra legislar ao lado do colega: “Ele é um exemplo na política para todos nós. Uma figura séria que sempre valorizou sua integridade. Se todos os políticos seguissem o seu exemplo teríamos hoje uma outra configuração do cenário político”.

Mais homenagens

Na sexta-feira, 17, à noite, a família e os amigos mandaram celebrar uma missa em ação de graças, no Mosteiro de São Bento. Após a cerimônia o abade do mosteiro, Dom Emanuel d’Able do Amaral, entregou-lhe a Medalha da Ordem do Mérito do Patriarca São Bento.

Na segunda-feira, 17, ele foi homenageado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), recebendo o título de Doutor Honoris Causa da instituição, em solenidade ocorrida no Teatro Uneb, dirigida pelo reitor José Bites de Carvalho, com a participação de todo o Conselho Superior da Universidade e muitas autoridades do mundo político e acadêmico.