Política

Professora Guiomar Inez Germani é a mais nova cidadã baiana

Com informações do DCS da ALBA
DCS , Salvador | 22/10/2016 às 13:20
Título conferido por indicação do dep Marcelino Galo
Foto: DCS
Especialista em desenvolvimento urbano e agrário, a professora Guiomar Inez Germani recebeu o Título de Cidadã Baiana em sessão especial realizada na última sexta-feira, dia 21, no plenário da Assembleia Legislativa. Muitas autoridades, familiares e amigos prestigiaram a homenagem concedida pelo deputado  Marcelino Galo (PT).
Logo no início, a emoção tomou conta do plenário quando o petista Marcelino Galo designou a ex-secretária de promoção da igualdade racial, Vera Lúcia Barbosa, e membros de movimentos sociais para recepcionar a homenageada.

 A comitiva foi recebida no recinto de pé e por um aplauso entusiasmado dos colegas da universidade, estudantes, de trabalhadores e trabalhadoras do movimento sem terra e de tantos outros movimentos que se fizeram presente no evento. Do discurso de Galo veio a explicação para a emoção: esta é uma homenagem a uma pessoa cuja história é um testemunho de luta, de opção pela classe trabalhadora, de aposta no saber como ferramenta de emancipação.

TRAJETÓRIA

No pronunciamento do proponente da homenagem a palavra compromisso foi citada como um resumo da trajetória da professora Guiomar. “A palavra compromisso tem em seu significado original o sentido de uma promessa mútua. Um pacto.”, para  Marcelino, a homenageada serve de exemplo como ser humano. “Hoje estamos aqui para homenagear uma personalidade que há muitos anos vem honrando o compromisso que, de forma consciente e espontânea, celebrou com a reforma agrária, com a educação e o desenvolvimento de nosso povo”, disse o petista.
A contribuição da professora Guiomar para o desenvolvimento da Geografia Agrária na Bahia, por si só, já justificaria a concessão deste Título de Cidadã Baiana, sinalizou Marcelino. A professora é uma das responsáveis pelo projeto Geografar, que  está completando 20 anos de atuação.

Fugindo do protocolo da cerimônia, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, e o membro da Coordenação Regional dos Quilombos, Simplicio Arcanjo Rodrigues, foram convidados para homenagear a professora. E, para ambos, Guiomar representa uma quebra de fronteiras, uma mulher que ensinou os movimentos a andar com os próprios pés, que saiu da teoria e partiu para a prática. “Guiomar é um exemplo de Universidade que estamos construindo diariamente, o ambiente acadêmico se enriquece com a presença dos movimentos sociais, do povo”, disse o reitor. 

AGRADECIMENTO

Em seu discurso de agradecimento, a professora Guiomar Inez Germani lembrou da sua história ligada à Bahia e toda sua trajetória na luta por uma reforma agrária. “A luta que vocês estão travando é que está sendo homenageada”, disse, afirmando que  a luta pela terra deve ser de toda a sociedade. “Não gosto muito de grandes eventos, mas este momento que estamos vivendo é muito importante essa homenagem. O cotidiano precisa dessas alegrias para essa luta que precisamos travar”, disse. 

O evento foi um grande ato contra o governo de Michel Temer e contra a PEC 241. “A reforma agrária, nesse cenário de golpe, acaba, assim como todas as conquistas populares. O poder popular tem que retomar os rumos do nosso país, e acho exemplar, nesse sentido, as ocupações e mobilizações feitas pelos estudantes. Só aí está a esperança de construir uma sociedade diferente”, declarou a nova cidadã baiana.

AUTORIDADES

Entre os presentes estavam a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; o reitor da Ufba, João Carlos Salles; o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Matteus Martins; a diretora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Elisabete Rocha de Souza; a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombola, Marivânia de Jesus; o integrante  da Coordenação Regional dos Quilombos, Simplicio Arcanjo Rodrigues; o coordenador da Comissão Pastoral da Terra, Frei Luciano Bernardi; a coordenadora da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais, Tatiana Emilia Gomes; José Piedade Campos, membro do Conselho Pastoral dos Pescadores; membro da Central dos Fundos e Fechos de Pasto, Valdivino Rodrigues de Souza; a líder do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Marizélia Lopes; e o estudante indígena da Coroa Vermelh a, Taquari Pataxó.