Política

Oposição na CMS lança movimento "Câmara de Portas Abertas"

Vereadores estabeleceram princípios básicos para defender na campanha para presidente da CMS
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/10/2016 às 19:03
Silvio Humberto: ação pedagógica
Foto: LB

Vereadores e representantes de quatro partidos de oposição na Câmara de Salvador (PCdoB, PSL, PSB e PT) reuniram-se nesta sexta-feira, 21, pela manhã para avaliar o processo de eleição para a Mesa Diretora da CMS no início da próxima legislatura, em janeiro de 2017. Uma das decisões tomadas, de acordo com o líder oposicionista Silvio Humberto (PSB), foi lançar o movimento “Câmara de Portas Abertas”, com a proposta de aproximar a Casa da população.

Os participantes do encontro concordaram em defender quatro princípios básicos junto aos candidatos ao cargo de presidente: 1 - fortalecer a autonomia e a independência do Legislativo Municipal em relação ao Poder Executivo; 2 - transparência de gastos e ações; 3 – manter as portas abertas à população e 4 – retomar o caráter interativo do parlamento, realizando uma gestão participativa com maior presença dos servidores da CMS.

Segundo Silvio as discussões começaram com uma avaliação das conversas mantidas com dois dos postulantes à presidência da Câmara, Paulo Câmara (PSDB) e Leo Prates (DEM). Na opinião do pessebista há um consenso na oposição de aproveitar essa disputa, que foi antecipada em pelo menos dois meses, para levar ao eleitor, de forma pedagógica, a importância de um cargo como esse, situado na linha sucessória do prefeito, pois é o chefe do legislativo quem substitui o gestor municipal após seu impedimento e do vice-prefeito.

Para Silvio Humberto a CMS precisa voltar a fazer sessões itinerantes nos bairros da cidade, aproveitando recursos como a TV Câmara, que poderá transmitir esses encontros, e manter abertas as portas do Legislativo durante todo o dia, facilitando a circulação de pessoas em seus espaços.

Na próxima terça-feira, 25, às 9h30min, haverá uma reunião do Colégio de Líderes e os oposicionistas também deverão ter um novo encontro.